fbpx

O Veículo Elétrico Compartilhado (VEC), como foi chamado o pequeno automóvel, foi uma ideia dos estudantes Carlos Hermon e Robenilson Santos, alunos do curso técnico de mecatrônica.

A motivação ocorreu a partir da Olimpíada do Conhecimento, uma competição de educação profissional e tecnológica promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com o apoio de empresas e organizações.

O VEC Veículo Elétrico Compartilhado é um veículo pequeno, no qual só cabe uma pessoa, mas possui todos os objetos que se encontram nos carros comuns, como retrovisor e farol. Todos os controles do VEC ficam em um painel eletrônico no volante, onde é possível ver informações sobre temperatura, bateria e o velocímetro. Além disso, os estudantes associaram o veículo a um aplicativo e é assim que fica possível controlar o carro com o celular.

“Nós conseguimos baratear o projeto e usamos peças de motocicleta. Tem a questão que ele é ecologicamente correto, zero poluente. Ele também é totalmente elétrico, e se ocupante quiser fazer uma atividade física, ele pode pedalar”, explicou Hermon.

O outro estudante que participou da preparação do veículo, Robenilson Santos, disse que se sente realizado ao ver um projeto que após produzido, conseguiu chegar à etapa final.

O projeto dos estudantes foi elaborado junto com o professor e orientador Edeílson Santos, e durou três meses para ser colocado em prática. O VEC fez tanto sucesso que os jovens foram convidados para serem embaixadores da Olimpíada.

“Esse projeto é muito relevante por conta da questão ecológica, do apelo ambiental que ele tem”, explicou o professor Edeílson.

Categories:

Comments are closed