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Parte 10 – Tensionadores de Correias Poly V:  Problemas Mais Comuns e Por Que Trocar

Na edição de março o Brasil Mecânico falou sobre Tensionadores de Correias Poly V. Mostramos sua composição e suas principais características. E neste mês, abril, traremos mais informações importantes sobre esses itens e abordaremos seus problemas mais comuns, daremos dicas sobre quando e como fazer a troca deles. Confira:

Problemas Comuns e Dicas

Inspecionar todas as polias do sistema de transmissão com relação a desgastes: profundidade, largura e ângulo das canaletas. Caso seja constatada qualquer anomalia, substituir a polia danificada.

Damper:

Conta com núcleo de borracha e, quando desgastado, pode girar em falso, desalinhar o anel externo em relação a seu núcleo, ou até mesmo, desmembrar-se (desmontar-se). Substituí-lo se for constatada qualquer anomalia.

Caso as polias estejam em boas condições de uso, convém limpar suas canaletas com escova de aço e remover todas as impurezas que, porventura, estejam depositadas ali. Tais impurezas são frequente causa de ruído da correia, durante o funcionamento.

Polias desalinhadas entre si, além de produzirem ruído, levam ao desgaste irregular das estrias da correia, o que pode culminar com desfiamento e, em alguns casos, interferência direta na correia sincronizadora, provocando a perda de sincronismo dos órgãos móveis do motor (choque de válvulas com pistões).

Verificar o correto alinhamento entre os componentes do sistema e corrigir eventuais desvios, contribui para a performance e durabilidade da correia e demais órgãos.

O desgaste dos tensionadores ocorre de maneira generalizada, após determinada quilometragem. Não são apenas os rolamentos e polias que se desgastam. As partes de alumínio de suas carcaças também sofrem desgaste e isso se reflete, diretamente, no alinhamento da correia no sistema de transmissão.

Outro aspecto importante é com relação à sua mola, que pode apresentar fadiga após determinado uso e não proporcionar a tensão correta à correia. Fator esse que também causa ruído na correia.

Troque os Tensionadores e Polias a cada troca de Correia.

Por que Trocar?

Ao longo do tempo e da quilometragem, o desgaste dos componentes do sistema de transmissão de força é proporcional. Seja do sistema de transmissão de distribuição (correia sincronizadora) ou do sistema de transmissão dos acessórios (direção hidráulica, ar condicionado).

Significa dizer que a correia, que é um dos componentes do sistema, se desgasta e os demais componentes que trabalham em conjunto com ela, também.

Os tensionadores e as polias do sistema dividiram com as correias as mesmas cargas e rotações durante o tempo que trabalharam juntos. Se há grande preocupação em trocar a correia para evitar os transtornos de um carro parado à noite, numa rua perigosa ou em uma estrada deserta, a preocupação deve se estender aos demais componentes do sistema de transmissão, principalmente tensionadores e polias.

Para dar o devido respaldo a essa afirmação, temos a norma ABNT NBR 15759:2009, em vigor desde 04/10/09, que aconselha a troca de tensionadores e polias de acordo com o manual do veículo.

É importante ressaltar também que, apenas o rolamento de um tensionador, não determina sua qualidade, nem mesmo é seu componente mais importante, apesar da Dayco utilizar rolamentos das melhores marcas do mercado.

Existem cerca de 10 itens compondo um tensionador e cada um com a sua importância, seja nas tolerâncias de usinagem, na carga de fibras e densidade do nylon, no embuchamento de metal, nylon ou teflon ou na injeção do alumínio.

O cuidado com a produção de cada item do conjunto resultará em um produto final de extrema qualidade e confiabilidade.

Assim é projetado e produzido um Tensionador ou uma Polia.

Próxima edição:

O Brasil Mecãnico traz, mensalmente, tudo sobre Correias em um manual imperdível produzido pela Dayco, referência mundial.

Edição de Maio:
Esta é a última edição do Manual de Correias. Na próxima edição traremos novidades com um novo material para você.Não perca!

Este manual é fornecido pela Dayco, especialista em correias automotivas.