fbpx
13 ª Edição da AUTOMEC traz novidades e conteúdo específico para os reparadores

Reparação em destaque – Um importante conceito vem ganhando espaço em diversos mercados e se tornando um diferencial tanto para quem presta serviços para quem os consome: a ecoeficiência. A preocupação com o uso sustentável de recursos naturais durante o planejamento, produção ou a execução de qualquer trabalho também pode ser aplicada, por exemplo, às retíficas de motores. Vale ressaltar que, além da preservação, também se torna uma boa forma de economia e marketing.

De acordo com Paulo Octavio Pereira de Almeida, vice-presidente da Reed Exhibitions, as marcas que apostaram no sucesso da Automec 2017 puderam comemorar os números positivos neste balanço final. As mais de 1500 marcas em exposição receberam compradores de todo o Brasil e de mais de 60 países e realizaram importantes negócios, que movimentarão o mercado nos próximos meses. Somente nos Encontros de Negócios foram realizadas mais de 130 reuniões com a participação de 60 expositores e 80 compradores. “Os números desta edição são superlativos e fazem da Automec a mais importante feira de negócios da América Latina”, acrescenta Paulo Octavio.

Capacitação ganha destaque

Capacitação foi uma das maiores preocupações durante a Automec. Diversas ações foram realizadas aproveitando a presença de profissionais da reparação. Um dos pontos altos da Feira o compartilhamento de experiências, de conhecimentos e atualização profissional, presentes na Arena do Conhecimento e Capacitação foi responsável por 40 horas de conteúdo em palestras e exposições com temas técnicos.

Dicas contra a falsificação

Coibir práticas de pirataria e falsificação de componentes da indústria automotiva tem sido debate constante e tem obtido resultado bastante positivo nas últimas edições da Automec. Quem atesta a afirmação é o advogado Paulo Ribeiro, responsável pelo tema “propriedade intelectual” do Grupo de Manutenção Automotiva (GMA). E, por isso, a Reed Exhibitions Alcantara Machado organizou atividades voltadas para o combate da pirataria.

Também chamou a atenção a quantidade de estudantes. Era possível perceber nos corredores do São Paulo Expo a presença de estudantes de cursos profissionalizantes de mecânica. Inclusive uma turma do SENAI que foi patrocinada pela Reed Exhibitions e teve sua formatura celebrada durante a cerimônia de abertura da Automec.

De acordo com Ribeiro, na edição de 2012 da Automec, foram registradas 20 ocorrências de irregularidades em produtos da linha de veículos pesados. Na edição de 2013, foram 39 casos na linha de veículos leves. Na Automec de 2015, o número de ocorrências caiu para 12 e na edição deste ano, apenas um, até agora.

Os problemas mais identificados são: o uso indevido de logomarca de grandes empresas, violação do desenho industrial de faróis e lanternas de diversos modelos de carros, falsificação de embalagens e de peças, entre outros problemas. “Nós queremos que os expositores na Automec não tenham seus produtos pirateados, por isso, realizamos esse trabalho de monitoramento contra a pirataria, pois a Reed se preocupa em proteger a propriedade intelectual dos produtos expostos”, explica Ribeiro.

O escritório Paulo Ribeiro Advogados e Associados e a Reed Exhibitions planejam aprimorar ainda mais a atuação contra a pirataria nas próximas edições da Feira, com o auxílio de especialistas para identificar irregularidades técnicas mais específicas e sofisticadas, já que esse tipo de crime tende a evoluir à medida que os avanços tecnológicos do setor.

Batistinha é o embaixador da oficina modelo na automec

A oficina modelo foi um dos grandes atrativos da Automec, cuja a intenção é mostrar ao público visitante soluções inovadoras, apresentando o conceito de uma oficina mecânica em funcionamento com excelência e eficiência. Outra proposta da Oficina Modelo foi apresentar uma extensa programação de palestras gratuitas com especialistas das empresas participantes do projeto.

Sob a supervisão do customizador Fernando Baptista, o projeto de customização do carro, com acessórios originais e outros personalizados, teve nova cor com pigmento exclusivo criado pelo Batistinha em parceria com a AkzoNobel, limpeza de peças com a inovadora tecnologia Bio Circle, sistema de acabamento e corte da Walter Tecnologias, além do acabamento final com Liquid Ice da Norton, rodas Scorro e novos pneus Pirelli.

Também na Oficina Modelo, alguns carros já preparados e customizados pelas oficinas do grupo Batistinha, a Batistinha Garage e a BTS Performance estiveram em exposição. Destaque para o Camaro 1970 restaurado e customizado e o Mustang Shelby “Eleanor”.

Reparação em destaque Reparação em destaque

Categories:

Comments are closed