fbpx

O programa Descarte Consciente Abrafiltros de logística reversa dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo, terminou o ano de 2016 com o recorde de 7.044.919 filtros reciclados, desde quando foi implantado em São Paulo em julho de 2012. Posteriormente, o programa chegou ao Paraná em fevereiro de 2013 e ao Espírito Santo em julho de 2015, em atendimento às regulamentações estaduais que incluíram os filtros do óleo lubrificante automotivo entre os produtos alvo da logística reversa pós-consumo.

A estimativa considera o peso médio de 390 gramas por filtro entre veículos leves e pesados, sendo que o volume total dos filtros reciclados chegou a 2.747.518 kg em dezembro de 2016.

“O programa Descarte Consciente Abrafiltros veio atender à legislação em prol do meio ambiente e cumpriu as metas para 2016 em todos os estados onde está implantado”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais.

A previsão para 2017 é que sejam coletados 1.009.350 kg de filtros usados de óleo lubrificante automotivo em 123 municípios dos três estados, equivalente a reciclagem de 2.588.077 filtros usados do óleo lubrificante automotivo.

Segundo o presidente da entidade, é importante o envolvimento de toda a cadeia – fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores, com a logística reversa para destinar adequadamente os filtros usados de óleo lubrificante, trazendo ainda mais benefícios ao meio ambiente e diminuindo os custos envolvidos”.

Moura explica que o programa é custeado pelas empresas participantes e não há retorno direto para o mercado de filtros. Atualmente, 15 empresas fazem parte do programa: Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; KSPG Automotive Brazil Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda.; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda.; Poli Filtro Ind. e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin America Ltda.; Sofape S/A / Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda. / Fram; e Wega Motors Ltda.

Segundo Marco Antônio Simon, Gestor de Projetos da Abrafiltros, é especialmente importante que as empresas que fabricam, importam ou comercializam filtros do óleo lubrificante automotivo procurem se enquadrar às exigências da logística reversa e evitar sanções governamentais.

“Os Termos de Compromisso estabelecidos pela Abrafiltros com os órgãos ambientais estipulam metas gradativas de reciclagem e abrangência geográfica, sendo que as empresas participantes do programa garantem o cumprimento da legislação”, explica Simon.

A operação de coleta e reciclagem é realizada pelo Grupo Supply Service, cabendo à Abrafiltros toda a gestão do programa, incluindo a negociação de metas, acompanhamento e apresentação dos resultados aos associados e órgãos ambientais.

Categories:

Comments are closed