fbpx
Rio de Janeiro

Quem utiliza um carro ou transporte público rodoviário diariamente no Rio de Janeiro, tem a nítida sensação de que o trânsito está cada dia pior. E quem tem essa impressão está certo. Ao menos, é o que indica a pesquisa anual realizada pela TomTom GPS e Navegação. Os números apresentados no resultado do estudo, confirmam a piora gradativa das condições de tráfego. No Brasil, oito capitais foram citadas entre as mais engarrafadas.

A TomTom Traffic Index 2017, trouxe dados de tráfego e ranqueou as cidades em que o trânsito acarreta em maior perda de tempo para o motorista e/ou passageiro. O cálculo foi feito baseado no tempo médio extra gasto em cada trajeto toda vez que entram em um automóvel.

O que chamou atenção foi a presença de diversas capitais brasileiras entre os piores tráfegos no mundo. O Rio de Janeiro, que foi o 4º pior na edição anterior da pesquisa, teve uma leve melhora em sua posição e caiu para a 8ª colocação no ranking global, mas continua liderando no Brasil com sobras.

Ranking das cidades mais congestionadas do mundo em 2016 (Congestionamento diário – tempo extra de viagem –  população superior a 800,000):

1 Cidade do México (México) 66%

2 Bangkok (Tailândia) 61%

3 Jacarta (Indonésia) 58%

4 Chongqing (China) 52%

5 Bucareste (Romênia) 50%

6 Istambul (Turquia) 49%

7 Chengdu (China) 47%

8 Rio de Janeiro (Brasil) 47%

9 Tainan (Taiwan) 46%

10 Pequim (China) 46%

No mundo, o ranking aponta um aumento de 23% nos engarrafamentos desde 2008. Na América do Sul, o crescimento foi de 7% no período. Com o aumento no tráfego, chama a atenção um ranking feito somente com cidades Sul-Americanas onde há oito capitais brasileiras entre as 10 com pior trânsito.

São Paulo é surpresa

Ao contrário do que muitos podem imaginar, São Paulo não lidera o ranking nacional de engarrafamentos e ocupa a “modesta” 5ª colocação. No Rio de Janeiro, líder entre as cidades brasileiras, o tempo médio perdido por dia no trânsito, representa 47%. Isso significa dizer que

Categories:

Comments are closed