fbpx

Leituras e análises de sensores viabilizam uma gestão mais eficiente e inteligente.

A telemetria automotiva nada mais é do que uma inovação na transmissão e recepção de dados com a finalidade de monitorar remotamente o funcionamento do veículo. Basicamente, essa tecnologia permite que a companhia obtenha informações relacionadas ao comportamento e à performance do automóvel, por meio do monitoramento dos sensores e atuadores presentes no veículo. De acordo com o CESVI BRASIL/MAPFRE (Centro de Experimentação e Segurança Viária), essas características fazem da ferramenta útil tanto para o monitoramento do carro quanto para a gestão de frotas.

Segundo o especialista Gerson Burin, coordenador técnico do CESVI/MAPFRE, tudo começa pela análise de vários parâmetros. “Essa tecnologia possibilita realizar leituras de diversos sensores e controles do veículo. Com esses dados é possível elaborar relatórios referentes ao consumo de combustível, regime de trabalho do motor, identificação de motorista e até mesmo de rota se atrelado ao GPS, além de informações referentes à carga transportada, como a temperatura interna do baú frigorífico, entre outros”, comenta.

A telemetria também fornece informações sobre a forma como o veículo é conduzido. “Esse sistema possibilita o monitoramento dos padrões de dirigibilidade de cada motorista, ou seja, é determinante para calcular se o profissional dirige em faixas de rotação do motor apropriadas, controle de velocidade, paradas bruscas, entre outras”, explica Burin.

telemetria automotiva – Gestão de frotas

A telemetria também é uma excelente alternativa para as empresas que trabalham ou atuam no controle e gestão de veículos. Com essa tecnologia, a companhia obtém informações essenciais para incentivar o uso mais racional do veículo, trazendo informações importantes da forma de condução, que poderão apontar pontos de melhoria, que poderão resultar em maior economia de combustível e pneus e um controle melhor para o direcionamento de manutenções e revisões de cada carro.

“A telemetria automotiva possibilita extrair informações muito importantes referentes ao funcionamento do veículo, sendo estes dados muito valiosos para uma gestão de frota mais eficiente em linha com a tecnologia presente dos dias de hoje”, finaliza Burin.

Categories:

Tags:

Comments are closed