fbpx
Ecovagas – Enel X e Estapar firmam parceria para viabilizar estações de recarga de veículos elétricos em estacionamentos de aeroportos, hospitais, prédios comerciais e arenas

A Enel X, empresa de soluções energéticas da Enel Brasil, e a Estapar, a maior rede de estacionamentos do País, firmaram um acordo estratégico para criar a primeira rede semi-pública do Brasil de recarga de veículos elétricos. O objetivo do projeto é impulsionar o desenvolvimento da mobilidade elétrica no País e ampliar a infraestrutura de recarga de veículos, contribuindo para a transição energética, descarbonização, eletrificação e sustentabilidade das cidades.

Na primeira etapa do projeto Ecovagas, será construída uma rede integrada de 250 estações de recarga em cerca de 100 pontos premium de estacionamentos da Estapar nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Distrito Federal, como shopping centers, aeroportos, hospitais, arenas, prédios comerciais e instituições de ensino.

As Ecovagas serão exclusivas para veículos elétricos, e contarão com a segurança de profissionais para o gerenciamento das instalações, manutenção da rede, energia e gerenciamento por meio de tecnologia e software que permitem um alto nível de serviço e de funcionamento do sistema.

Os equipamentos do projeto contam com a tecnologia da Enel X, uma das líderes globais do mercado de mobilidade elétrica, e fornecem um carregamento inteligente mais rápido, abastecendo 80% da bateria de um automóvel elétrico ou híbrido plug-in em aproximadamente 3 horas

Ao contrário das estações de recarga disponibilizadas pelo mercado atual, o diferencial do sistema de recarga da Enel X é a experiência proporcionada ao cliente. Os motoristas de veículos elétricos  poderão, em tempo real, visualizar em um app os pontos das Ecovagas mais próximas, dirigir-se até o local e recarregar seu veículo em poucos minutos. Nos grandes centros urbanos, por exemplo,  90% das cargas necessárias para garantir a volta para casa são de apenas 30 minutos. 

Por meio dessa parceria com a Estapar, estamos avançando no nosso propósito de desenvolver uma infraestrutura de mobilidade elétrica no Brasil, oferecendo às pessoas mais segurança, comodidade, tecnologia e qualidade no serviço de recarga de veículos elétricos.

Francisco Scroffa
Presidente Enel X Brasil

O CEO da Estapar, André Iasi, destaca que ampliar a oferta de serviços, dentro das operações da Estapar que promovam a mobilidade elétrica é uma tendência da empresa.:

A Estapar é muito além de uma empresa de estacionamentos. Somos e seremos cada vez mais um completo hub da mobilidade urbana, englobando diversas funções. Por isso, reconhecemos a importância de ferramentas que promovam a eletromobilidade no país. Essa iniciativa, em conjunto com a Enel X, possibilitará o crescimento do segmento, além de proporcionar aos clientes uma melhor jornada e o que há de mais moderno e tecnológico dentro do setor.

André Iasi
CEO da Estapar

Os trabalhos de instalação iniciam em dezembro de 2020, com a previsão de conclusão desta primeira etapa já em fevereiro de 2021. No médio e longo prazo, a intenção é expandir o projeto disponibilizando pontos da rede de recarga Ecovagas para outros locais, como restaurantes, outras redes de estacionamento e locais públicos.

ecovagas

Sobre a Enel X
Enel X é a linha de negócios global da Enel dedicada ao desenvolvimento de produtos inovadores e soluções digitais em setores onde a energia está mostrando o maior potencial de transformação: cidades, residências, indústrias e mobilidade elétrica.

Fonte: Enel X

Comments are closed