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Encontrada em todos os lugares, desde montanhas rochosas a praias arenosas, a sílica, comumente conhecida como quartzo, é um dos minerais mais abundantes, duráveis e úteis do mundo. Embora seja predominantemente usada na produção de vidro, a sílica de grau industrial em sua forma mais fina também pode ser misturada com borracha para fortalecer a banda de rodagem dos pneus e reduzir sua resistência ao rolamento, o que melhora a economia de combustível.

Material reduz emissão de gases que provocam o efeito estufa e melhora tração e aderência dos pneus

Um produto rico em sílica pode ser obtido da queima das cascas de arroz, após a moagem do grão e, desde 2013, a Goodyear faz testes com o material em seus pneus, contribuindo para reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Agora, a companhia assume o compromisso de dobrar o uso da cinza da casca de arroz (RHA) em sua produção até 2021.
Dos campos de arroz às bandas de rodagem dos pneus

De acordo com a Organização das Nações Unidas, mais de 700 milhões de toneladas de arroz são colhidas em todo o mundo a cada ano. Durante o processo de moagem, a casca protetora do arroz é separada do grão e descartada. Para reduzir a quantidade de lixo que vai para aterros, as cascas são frequentemente queimadas e usadas na geração de eletricidade, descartando um subproduto rico em sílica, conhecido como cinza da casca de arroz (RHA).

Ciente disso, desde 2013, a Goodyear começou a explorar o uso desse material em sua produção e vem obtendo resultados positivos. “Quando avaliamos novos materiais como substitutos consideramos também os impactos no desempenho do produto, e ficamos bastante satisfeitos ao descobrir que o material RHA era um substituto à sílica convencional, à base de areia, com desempenho equivalente”, diz Dr. Bob Woloszynek, engenheiro-chefe da Goodyear para desenvolvimento de matéria-prima e tecnologia de reforço.

Agora, a sílica RHA oficialmente faz parte do portfólio de materiais da Goodyear e é usada em várias de suas fábricas globais.

O efeito positivo da sílica no desempenho do pneu

A adição de sílica melhora a flexibilidade e elasticidade da banda de rodagem em baixas temperaturas, proporcionando melhor tração e aderência. A Goodyear também descobriu que a sílica melhora a resistência de rolagem dos pneus em comparação com o negro de fumo. A menor resistência ao rolamento resultante também permite uma melhoria no consumo de combustível do veículo e no desempenho do pneu em tempo úmido.

A empresa agora trabalha em estreita colaboração com seus fornecedores para expandir ainda mais o uso de sílica RHA. “Estamos muito entusiasmados em continuar a desenvolver esta tecnologia a partir de algo que seria enviado para aterro e incluí-la em nossos produtos premium”, comentou o Dr. Woloszynek.

Goodyear do Brasil
A Goodyear é fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, pneus fora de estrada, empilhadeiras, equipamentos industriais e para aviação, além de materiais para recapagem, e está presente no Brasil há mais de 100 anos. No mundo, emprega cerca de 62.000 pessoas e fabrica seus produtos em 46 instalações em 21 países. Seus dois Centros de Inovação em Akron, Ohio, nos Estados Unidos, e Colmar-Berg, em Luxemburgo, desenvolvem produtos e serviços que definem o padrão de tecnologia e desempenho para o setor.

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No Brasil, a companhia possui três unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP), a unidade de materiais de recapagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP) e a de recauchutagem de pneus para aviação em São Paulo (SP). Além disso, a empresa conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o País.

Fonte: Goodyear do Brasil – Ideal H+K Strategies

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