fbpx

Novas Leis de Trânsito entram em vigor, 10 anos de validade para a carteira de motorista e novas regras para acúmulo de pontos.

Validade da CNH

Motoristas de até 50 anos: validade de 10 anos
Motoristas de 50 a 60 anos: validade de 5 anos
Motoristas com mais de 70 anos: validade de 3 anos

Pontuação da Carteira

A CNH será suspensa quando motorista acumular, em 12 meses: 20 pontos, sendo 2 ou mais infrações gravísimas; 30 pontos, sendo 1 infração gravíssima; 40 pontos, sem nenhuma infração gravíssima.

As novas regras proíbem que condutores condenados por homicídio culposo ou lesão corporal sob efeito de álcool ou outro psicoativo tenham pena de prisão convertida em alternativas.

Cadeirinhas

O uso de cadeirinhas no banco traseiro passa a ser obrigatório para crianças com idade inferior a 10 anos que não tenham atingido 1,45 metro de altura. Pela regra antiga, somente a idade da criança era levada em conta.

Recall

Nos casos de chamamentos pelas montadoras para correção de defeitos em veículos (recall), o automóvel somente será licenciado após a comprovação de que houve atendimento das campanhas de reparo.

Motociclistas

Para os motociclistas, a nova lei restringe a circulação de crianças na garupa das motos. Antes, a legislação permitia que crianças maiores de sete anos podiam ir na garupa. Agora, a idade mínima para levar uma criança na moto é 10 anos.

Andar com o farol da motocicleta apagado passará a ser considerada infração média, sujeita a multa de R$ 130,16. Antes, isso era considerado como infração gravíssima, sujeita a multa e apreensão da CNH e até suspensão do direito de pilotar.

Pilotar motocicleta sem viseira ou óculos de proteção ou com a viseira levantada passa ser uma infração média, com multa de R$ 130,16. Antes, era considerada infração gravíssima andar sem viseira e infração leve pilotar com viseira levantada ou danificada.

As novas regras proíbem que condutores condenados por homicídio culposo ou lesão corporal sob efeito de álcool ou outro psicoativo tenham pena de prisão convertida em alternativas.

Novas Leis de Trânsito

Agência Senado e Agência Brasil

Comments are closed