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buchas e/ou bieletas – Muitas vezes o motorista chega à oficina de confiança se queixando de barulho na suspensão e acha que o problema é no amortecedor, quando, na verdade, o que está ocorrendo é um desgaste nas buchas de borracha, o que provoca barulho na suspensão, segundo Jair Silva, especialista de qualidade da Nakata.

E é comum o ruído ser confundido com o de amortecedor. Outra peça que também causa barulho é a bieleta com folga nos pinos, hoje muito presente na maioria das suspensões. No caso dos modelos Corsa e Celta, por exemplo, o suporte da barra tensora, também conhecido por morceguinho, provoca barulho na suspensão que podem levar a erro de diagnóstico.

Para evitar desgastes de peças e garantir a segurança do veículo, é recomendado fazer manutenção preventiva e também que os motoristas fiquem atentos a alguns indícios de desgaste.

É possível evitar o desgaste prematuro das buchas e/ou bieletas  e dos componentes da suspensão com alguns cuidados básicos, entre eles, não exceder a carga máxima permitida, passar em lombadas ou depressões em velocidade compatível, fazer alinhamento e balanceamento de rodas e não realizar alterações das características originais e utilizar peças de qualidade.

A recomendação de manutenção preventiva é a cada 10 mil quilômetros rodados ou quando notar mudança de comportamento do veículo, tais como, ruídos e vibrações, perda de estabilidade em curvas, balanço excessivo em arrancadas e freadas.

A recomendação de manutenção preventiva é a cada 10 mil quilômetros rodados ou quando notar mudança de comportamento do veículo, tais como, ruídos e vibrações, perda de estabilidade em curvas, balanço excessivo em arrancadas e freadas.

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