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Oficina SS Automotiva mostra como tornar sua oficina um exemplo de eficiência e uma experiência agradável para o cliente

Para fazer uma oficina bem-sucedida duas coisas são fundamentais: conquistar o cliente e obter lucro. Na teoria pode até parecer simples, mas montar uma operação que ajuste esses dois fatores é um trabalho árduo e que nem todo gestor consegue executar. Várias situações palpáveis e não palpáveis impactam no resultado final do negócio. Mas, o Brasil Mecânico desta edição traz o exemplo de uma oficina que montou um planejamento e vem tendo retorno dentro das expectativas. O destaque se deve à operação, ajustada para otimizar tempo e custos e ao ambiente mais confortável para o cliente.
As variáveis em uma oficina são diversas e vão desde acidentes no pátio até a falta de compreensão – por vezes injustificável – do cliente. É aí que entram os ajustes que a SS Automotiva, localizada em Cotia, São Paulo, fez para conseguir investir na satisfação do cliente sem ter que cortar seus lucros para isso. E essa talvez seja a principal dificuldade para alcançar um equilíbrio entre agradar os proprietários dos carros e ter resultados bons para a oficina.
Está certo que cada oficina deve adaptar seu planejamento de acordo com seus objetivos e sua realidade. Espaço físico, capacidade de investimento, especialidade dos profissionais, todas essas etapas contam, e muito, para tomar decisões assertivas e ter sucesso. Mas, vale a pena conhecer mais do projeto da SS Automotiva e ver o que ela vem fazendo de diferente. Confira aí:

1 Profissionais qualificados:

Qualquer oficina começa a partir de uma base simples: mecânicos. Pensando nisso, a SS Automotiva investiu em seu primeiro diferencial. A SS contratou reparadores bem qualificados, capacitados para realização de serviços oferecidos.

2 Ferramentas:

Se os reparadores são o primeiro pilar de qualquer oficina de sucesso, sem dúvidas o segundo passo se torna dar a eles as ferramentas para que possam executar os serviços da melhor forma. Contar com os equipamentos adequados para todos os reparos e manutenções executados foi uma das preocupações da SS Automotiva.

3 Oferecer o serviço correto:

Para Sérgio, uma das maiores preocupações da SS Automotiva foi oferecer o serviço adequado. A oficina oferece somente mecânica Undercar (suspensão, direção etc.) pois se adequa melhor a ideia inicial de oferecer serviços que possam ser feitos na hora e que possibilitem, por exemplo, manter uma sala de espera equipada para que os clientes fiquem aguardando.

4 Ambiente exclusivo:

Para Sandro, Carlos e Sérgio uma das principais características da SS Automotiva é ter um ambiente diferenciado. Faz parte das acomodações da oficina, por exemplo, uma sala de espera com acesso à internet e café, o que diminui o estresse pela espera.

5 Manutenção preventiva:

Um conceito que tem sido adotado é incentivar o proprietário a investir na manutenção preventiva de seu carro. Os valores dos serviços não são tão altos quanto os dos reparos em caso de problema, mas a oficina tem vantagens como o menor tempo para realização dos serviços e a fidelização de clientes que retornam periodicamente. “Optamos por oferecer ao cliente uma manutenção preventiva, na qual ele tem controle do funcionamento do seu carro e consegue administrar suas idas à oficina, em vez de simplesmente ir quando tem um problema e gastar sem saber em quê”, explica Sandro.

6 Ética e honestidade:

Uma das mais importantes características da oficina, na opinião de seus proprietários, é o respeito aos clientes. Cientes de ações que são corriqueiras em diversas oficinas por todo o país, a SS Automotiva faz questão de ter uma atitude diferente. Para os sócios é fundamental que os clientes possam se sentir seguros e confiar que os serviços vão ser realizados conforme o necessário e de maneira justa. “Nosso trabalho será baseado na ética e na verdade”, explica Sérgio.

7 Tecnologia de ponta:

A SS Automotiva conseguiu resolver duas demandas de uma oficina qualificada com uma única ação. Investindo em tecnologia a oficina otimiza seus serviços e garante clientes satisfeitos com diagnósticos mais rápidos e a diminuição dos custos para ambos.

8 Preço justo:

Conciliando características como diagnóstico rápido e ajustado, sinceridade e éticano atendimento ao cliente e investimento em manutenção preventiva, a SS Automotiva forma uma equação que tem como resultado um preço justo pelos serviços realizados. A preocupação dos sócios da oficina é realizar serviços rápidos e que caibam no orçamento do cliente. Por isso, a mão-de-obra cobrada em cada execução é de acordo com os padrões mais adequados o que diminui os riscos de não retorno do cliente devido à insatisfação com os custos da oficina.

9 Sustentabilidade:

Como um negócio moderno, a oficina não poderia ignorar a necessidade de se adequar a uma demanda ecologicamente eficiente. Os gestores pensaram em cada detalhe para tornar a oficina sustentável. O grande destaque fica por conta do “biodigestor”, um esgoto sustentável que transforma sólidos e matérias orgânicas em líquido e trata a água antes de devolvê-la à natureza.

10 Investimento na economia local:

A SS Automotiva dá preferência a fornecedores e funcionários locais. O fomento da economia em sua região serve como colaboração com a comunidade a qual fazem parte e também funciona como uma forma de manter capital circulando regionalmente, onde boa parte de seu público se concentra. .

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