fbpx
vida útil
Inspeção preventiva do componente evita gastos adicionais com a manutenção de outras peças e emissões acima dos padrões

Um carro exige diversos cuidados e sem essas manutenções ao longo de sua vida útil, ele deixa de desempenhar algumas funções da forma correta podendo, inclusive, deixar seu dono na mão e até causar danos à saúde do motorista. Pensando nisso, a Easy Carros, aplicativo que conecta donos de veículos a profissionais de serviços automotivos, conta quais são os principais cuidados exigidos pelo carro e a periodicidade de cada um deles. Assim, donos de veículos podem se programar e manter seu automóvel sempre em ótimo estado.

O motorista deve ter consciência de que a cada seis meses ou 10 mil quilômetros rodados (o que ocorrer primeiro), é necessário fazer a revisão do carro na concessionária. De modo geral, ela abrange todos os sistemas do veículo. Portanto, devem ser verificados o motor, a embreagem, os freios, o câmbio, a suspensão, os fios e os cabos elétricos, a bateria, os pneus, o ar condicionado, além de apertar todos os parafusos e lubrificar diversas peças, entre outros itens.

Em paralelo à revisão, o carro precisa receber cuidados mais específicos e em períodos menores de tempo, de acordo com a forma como é utilizado pelo motorista. Dentre estas pequenas manutenções estão a lavagem interna e externa, a limpeza do ar condicionado e do motor, por exemplo.

Conheça um pouco mais sobre os serviços e a periodicidade indicada para aplicar cada um deles:

vida útil:

Limpeza do ar condicionado:

Quando fazer: Uma vez a cada 3 meses

Na higienização do ar condicionado, utiliza-se um produto especial para a limpeza do sistema de circulação de ar, que age diretamente contra o mau cheiro e protege contra fungos, bactérias e ácaros.

Limpeza do motor:

Quando fazer: Recomenda-se duas vezes ao ano.

Limpa-se todas as partes do motor (reservatórios, tampas de reservatórios, mangueiras, borrachas e parte interna do capô) com pincéis de cerdas macias, panos de microfibra e escova multiuso.

Troca de óleo lubrificante:

Quando fazer: Varia de acordo com o veículo. Em média, a cada 8.000 km (ou a cada 4 meses).

A troca de óleo é feita através do sistema convencional, ou seja, a extração do óleo queimado de dentro do motor é feita por baixo, pelo parafuso do cárter.

Lavagem a seco externa (pode ser a tradicional com água também):

Quando fazer: 1 por semana

A lavagem externa limpa todo o veículo por fora, utilizando apenas 300 ml de água. A limpeza é realizada com cera de carnaúba, que protege a pintura e faz com que a lavagem dure até duas vezes mais do que uma lavagem convencional.

Lavagem a seco interna:

Quando fazer: Duas vezes por mês

A limpeza interna inclui uma limpeza simples da área interna do carro, além da aspiração das principais partes do veículo. É realizada uma limpeza interna nos vidros, painel e na parte interna das portas (cantos e partes de plástico), com um pano de microfibra e produto multiuso que limpa sem deixar grudento. A aspiração é realizada nos bancos, carpete e porta-malas.

Categories:

Comments are closed