fbpx
férias tranquilas

Férias tranquilas  – Escolher um roteiro para viajar com o automóvel e não ter problema nenhum nesse trajeto é a esperança de todo motorista – nada pior do que começar o período que deveria ser de descanso e lazer com a dor de cabeça de um defeito no carro bem no meio da estrada.

Para que as férias de julho deixem apenas boas lembranças, é fundamental estar com a manutenção do carro em dia antes de pegar a estrada. Confira as dicas do CESVI e boa viagem!

 Faça uma verificação nos pneus observando o desgaste e a pressão de cada um, e não se esqueça de avaliar o estepe. Aproveite ainda para inspecionar macaco, chave de rodas e o triângulo de sinalização.

 Inspecione os faróis, lanternas, luzes de freio (inclusive brake-light), luzes de sinalização e de placa. Eles auxiliam a sua visibilidade e facilitam a visualização do seu veículo pelos outros motoristas. Na estrada, use os faróis mesmo durante o dia.

 Faça uma checagem no sistema de freios, no sistema de suspensão e direção, e aproveite também para verificar o óleo e o sistema de arrefecimento do motor.

 Respeite as sinalizações de trânsito! Use os cintos de segurança mesmo nos bancos traseiros! Não exceda os limites de velocidade e ultrapasse somente pela esquerda, em local permitido, adotando uma boa margem de segurança e distância do veículo à frente.

Férias tranquilas e o motorista? Está pronto para a estrada?

Não é só veículo que tem de estar em ordem para começar a viagem – o principal condutor do automóvel também precisa estar nas melhores condições possíveis.

 Na noite antes da viagem, durma por pelo menos 8 horas.

 Antes e durante a viagem, procure se alimentar com comidas leves e de baixa caloria.

 Planejamento é tudo: faça um mapa com lugares para realizar paradas e abastecer o veículo.

 Ao entrar no carro para iniciar a viagem, veja se todos os ocupantes estão com o cinto de segurança afivelado.

 Confira se não há objetos soltos no interior do veículo. Coloque-os em porta-objetos adequados ou no porta-malas.

 Verifique se a rodovia que você vai pegar tem serviços de apoio ao usuário e tome nota dos telefones de emergência das concessionárias. Isso pode fazer uma diferença enorme se você tiver algum problema no caminho.

 Certifique-se de estar de posse de todos os documentos necessários para dirigir, como a CNH e o CRV, e que eles estejam na validade.

Férias tranquilas

Boa viagem e boas férias!

Tags:

Comments are closed