fbpx

Começamos mais um outubro rosa , e com ele um movimento que acontece no mundo inteiro com o objetivo e conscientização ao combate precoce ao câncer de mama. Outubro Rosa é celebrado anualmente desde os anos 90.

E a campanha tem como objetivo a conscientização ao combate precoce ao câncer de mama. Pois quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.

O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama. É por esse motivo que durante esse mês a cor rosa ilumina a fachada de diversas instituições públicas e privadas iluminam suas fachadas com objetivo promover indicar a adesão ao movimento.

O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Descoberto em fases iniciais aumenta as chances de tratamento e até mesmo de cura. Temos que desconstruir o medo da doença através da divulgação correta sobre o diagnóstico precoce e tratamentos e o convívio com o câncer.

Se cuidar é um ato de amor próprio e amor a família.

Sintomas:

  • Caroços (nódulos), geralmente indolor;
  • Pele da mama geralmente avermelhada ;
  • edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito(mamilo) ou saída espontânea de secreção dos mamilos.
  • Pequenos nódulos no pescoço ou embaixo dos braços.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Corresponde a 28% dos casos novos de câncer em mulheres. O câncer de mama também prejudica os homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. É uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

outubro rosa, jornal brasil peças

Categories:

Comments are closed