fbpx

Filtro de partículas – A Organização das Nações Unidas (ONU) elencou a poluição do ar como assunto prioritário na agenda mundial, relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com metas estabelecidas pelos países até 2030. Um desses objetivos é tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Uma das formas de fazer isso é reduzindo o impacto ambiental negativo das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar.

Peça é uma das soluções tecnológicas que evita emissão de
gases poluentes e material particulado na atmosfera

No Brasil, um estudo do IEA-USP (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo), publicado em 2019 na Environmental Research, concluiu que exposição à poluição do ar na cidade de São Paulo faz seus moradores terem efeitos no pulmão como se consumissem cinco cigarros por dia. Um agravante é que as pessoas passam horas no deslocamento de casa para o trabalho, muitas vezes presas em congestionamentos, impactando até mesmo aqueles que moram em áreas com menos concentração de poluentes.

Tecnologia nos transportes pelo combate à poluição

O filtro de partículas, componente presente no escapamento apenas de veículos movidos a diesel no Brasil, é o responsável por eliminar completamente a fumaça preta proveniente da fuligem formada pelo material particulado (MP). O MP é resultado dos processos de combustão e composto por uma mistura de carbono e outros compostos orgânicos que se mantém suspensa na atmosfera por causa de seu pequeno tamanho, que chega a ser mais fino que um fio de cabelo.

Filtro de partículas em motores diesel elimina a fumaça preta proveniente da fuligem

O componente reduz mais de 90% a emissão de material particulado, e também possui função catalítica. Os filtros retêm as partículas e as convertem em CO2 e água. Essas reações químicas purificam os gases de exaustão e permitem que o componente seja regenerado para novas filtrações, evitando que ele fique entupido.

umicore, filtro de praticulas
image description

“É importante destacar que, com legislações de restrição às emissões de poluentes cada vez mais rígidas, esta é uma das aplicações essenciais para que os veículos movidos a diesel se adequem ao PROCONVE P8 a partir de 2023. Neste caso, os motores precisarão utilizar em conjunto o catalisador SCR, o catalisador de oxidação diesel (DOC) e o filtro de partículas para motores diesel (cDPF)”, afirma Miguel Zoca, gerente de Aplicação do Produto da Umicore, empresa especialista em tecnologias para redução de emissões tóxicas. Atualmente, a tecnologia da empresa para filtros de partículas pode ser encontrada no mercado brasileiro nos produtos originais e no mercado de reposição por meio das principais fabricantes de escapamentos.

Fonte: Press Voice 

Categories:

Comments are closed