fbpx

A Eastman Chemical Company (NYSE: EMN) anunciou que fechou um contrato definitivo com uma afiliada da One Rock Capital Partners, LLC (“One Rock”) para vender os aditivos de borracha (incluindo Crystex™ enxofre insolúvel e antiderrapantes Santoflex™) e outras linhas de produtos e ativos relacionados, e tecnologia do negócio global de aditivos para pneus de seu segmento de Aditivos e Produtos Funcionais. A venda não inclui o Eastman Impera™ e outras linhas de produtos de resinas de desempenho de negócio de aditivos para pneus.

O preço de venda total de USD $800 milhões consiste em USD $725 milhões em dinheiro no fechamento, e um valor adicional de até USD $75 milhões a ser pago com base no desempenho do negócio de aditivos de borracha, após o fechamento até 2023. O preço de compra final está sujeito ao capital de giro e outros ajustes no fechamento. A empresa espera que a venda seja neutra ou acrescente ao lucro ajustado por ação em 2022.

“Este anúncio é parte de nosso esforço contínuo para melhorar o desempenho de nosso segmento de aditivos e produtos funcionais. Depois de analisar as opções estratégicas, acreditamos que esta ação é mais benéfica para a Eastman e para o negócio de aditivos de borracha”, disse Mark Costa, presidente do conselho e diretor executivo. “Estamos satisfeitos por chegar a este acordo com a One Rock e por ter um caminho claro para o negócio de aditivos para borracha. Continuamos avaliando outras ações para melhorar nosso segmento de AFP”, finaliza Costa.

Tony W. Lee, sócio-gerente da One Rock, disse: “O negócio de aditivos para pneus da Eastman é o líder global, conhecido por alto desempenho, produtos de missão crítica e liderança técnica. Estamos empolgados com a parceria com a equipe de gestão, altamente experiente da empresa, para fortalecer ainda mais seu portfólio de produtos incomparáveis e impulsionar seu crescimento como uma empresa independente.”

A venda, sujeita a aprovações regulatórias e satisfação de outras condições habituais de fechamento, deverá ser concluída no segundo semestre de 2021. O contrato contém representações, garantias e compromissos habituais de ambas as partes inclusive, entre outras coisas, para a Eastman conduzir o negócio de aditivos de borracha no curso normal, de acordo com a prática anterior.

A partir do segundo trimestre de 2021 e até a venda, os ativos do negócio de aditivos para borracha serão relatados como mantidos para venda. A empresa espera reconhecer imparidades de ativos com uma perda do acordo e conclusão da venda.

Credit Suisse e JP Morgan atuaram como consultores financeiros e Jones Day atuou como consultor jurídico da Eastman.

Receitas de medidas financeiras Noon-GAAP

Os ganhos neste comunicado excluem certos itens não essenciais e incomuns, como por exemplo, o “lucro líquido ajustado atribuível à Eastman”. As reconciliações com as medidas financeiras GAAP, mais diretamente comparáveis e outras divulgações associadas, incluindo uma descrição dos itens excluídos e ajustados, estão disponíveis nas seções “discussão e análise da administração da condição financeira e resultados das operações” dos formulários 10-K e 10-Q arquivado na SEC para os períodos para os quais as medidas financeiras Noon-GAAP são apresentadas.

As previsões de resultados financeiros da Eastman não incluem itens não essenciais, incomuns ou não recorrentes. Consequentemente, a administração é incapaz de reconciliar os lucros ajustados por ação projetados para o ano inteiro de 2022 com os lucros por ação GAAP projetados sem esforços excessivos.

Declarações Prospectivas

Este comunicado inclui declarações prospectivas relacionadas às expectativas atuais da Eastman quanto ao tempo de conclusão e ao preço total de compra para a venda acordada de seu negócio de aditivos de borracha, os benefícios esperados da venda, desempenho e resultados financeiros e operacionais futuros previstos da Eastman. Essas expectativas são baseadas em certas informações preliminares, estimativas internas e suposições, expectativas e planos da administração, e estão sujeitas a uma série de riscos e incertezas inerentes à projeção de condições, eventos e resultados futuros. Os resultados reais podem diferir materialmente das expectativas expressas nas declarações prospectivas se uma ou mais das suposições ou expectativas subjacentes se provarem imprecisas ou não realizadas. Fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais difiram materialmente de tais expectativas são e serão detalhados nos arquivos da empresa com a Securities and Exchange Comission (“SEC”), incluindo o relatório trimestral no formulário 10-Q para o trimestre encerrado em 31 de março de 2021, que foi arquivado junto à SEC e futuras divulgações públicas sobre e relacionadas à venda acordada do negócio de aditivos de borracha. Arquivos e outras divulgações públicas feitas pela Eastman estão disponíveis quando protocolados na SEC e no site da Eastman na seção investidores.

Sobre a Eastman

Fundada em 1920, a Eastman é uma empresa global de materiais especiais, que produz uma ampla gama de produtos encontrados em itens que as pessoas usam todos os dias. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de forma material, a Eastman trabalha com os clientes para entregar produtos e soluções inovadoras, mantendo o compromisso com a segurança e a sustentabilidade. O modelo de crescimento impulsionado pela inovação da empresa aproveitou as vantagens de plataformas de tecnologia de classe mundial, profundo envolvimento do cliente e desenvolvimento de aplicativos diferenciados para aumentar suas posições de liderança em mercados finais atraentes, como transporte, construção e consumíveis. Como uma empresa globalmente inclusiva e diversificada, a Eastman emprega aproximadamente 15.500 pessoas em todo o mundo e atende clientes em mais de 100 países. A companhia teve, em 2020, receitas de aproximadamente US $8.5 bilhões e está sediada em Kingsport, Tennessee, EUA. Para mais informações visite www.eastman.com.

Eastman
Sobre One Rock Capital Partners

One Rock faz o controle de investimentos em empresas com potencial de crescimento e melhoria operacional, usando uma abordagem rigorosa que utiliza operadores de parceiros altamente experientes para identificar, adquirir e aprimorar negócios em setores selecionados. O envolvimento desses parceiros operacionais proporciona à One Rock a capacidade de conduzir a devida diligência e consumar aquisições e investimentos em todos os tipos de situações, independentemente da complexidade. A One Rock trabalha em colaboração com a administração da empresa e seus parceiros operacionais para desenvolver um plano de negócios abrangente com foco no crescimento da empresa e sua lucratividade para aumentar o valor de longo prazo. Para obter mais informações, visite www.onerockcapital.com.

Contatos para a Imprensa

Todos os direitos reservados aboutCOM

Comments are closed