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O Novo Megane E-TECH Electric é um recém-chegado ao mundo elétrico. Ele se insere em um ecossistema onde o veículo representa uma plataforma material, com softwares de ponta e conectividade otimizada, para entregar novas experiências. Graças à nova plataforma CMF-EV, o Megane E-TECH Electric oferece um grande espaço interno e uma experiência de condução dinâmica, com uma direção direta, mas precisa.

Tal como um smartphone, o Novo Megane E-TECH Electric se integra no ecossistema digital de seu usuário. É um veículo high-tech pronto pra tudo, com seu display digital inédito com sistema OpenR e o novo sistema multimídia OpenR Link, desenvolvido em conjunto com o Google e baseado no sistema operacional Android Automotive. Com ele, o perfil de cada usuário pode ser associado à conta pessoal do Google, para uma experiência ainda mais rica. Além da navegação via Google Maps e a loja de aplicativos Google Play, o assistente de voz integrado do Google e as funções do aplicativo MY Renault proporcionam ainda mais interatividade e proatividade no dia a dia.

O Megane do amanhã já está aqui!

“O Novo Megane encarna a revolução elétrica que a Renault iniciou há dez anos. Democratizando a tecnologia elétrica, o Novo Megane torna o veículo elétrico acessível, sem comprometer a eficiência e o prazer de dirigir. Este veículo transmite emoção – nós o criamos para que ele fosse o GTI dos veículos elétricos”,declarou Luca de Meo, CEO do Renault Group.

Um novo começo

A Renault marca um novo começo com a decisão estratégica de fabricar o Novo Megane E-TECH Electric na planta de Douai França, no coração do ElectriCity, o novo polo industrial elétrico de referência na Europa. Com uma ambição de 400.000 veículos por ano, o Renault ElectriCity será em breve o centro de produção de veículos elétricos mais importante e competitivo da Europa. A localização ideal na região de Hauts-de-France permite que ele esteja mais próximo da demanda.

MEGANE, UM NOME PARA FICAR NA HISTÓRIA

Pensou em carro compacto na Renault, pensou Megane, um modelo que faz parte da gama há 26 anos, com quatro gerações. O Novo Megane E-TECH Electric presta uma homenagem a este legado, com seu design e versatilidade. Ele mantém e otimiza o DNA que fez de cada geração do Megane uma referência no segmento: prazer de dirigir, conforto, tranquilidade, espaço interno e volume do porta-malas. Tudo isso com a inclusão de novos diferenciais, como um design incrível, a inédita relação tamanho/espaço interno e todos os benefícios associados à motorização elétrica.

Com o Novo Megane E-TECH Electric, a Renault demonstra que está dando continuidade à história de sucesso que o nome Megane carrega, inserindo este nome na modernidade e no futuro. Seria lógico dar este nome ao modelo. E é por meio dele que este nome vai ficar na história.

Nova linguagem “sensual-tech”

Assim como a marca, o design da Renault evoluiu e ficou mais tecnológico. As características sensuais que marcaram o sucesso do seu estilo foram mantidas, integrando elementos bastante tecnológicos (faróis de LED traseiros micro-ópticos, display digital OpenR), além de outros cujos códigos são inspirados nos objetos high-tech e no mundo da hi-fi (saídas de ar, gravação a laser nas proteções da parte inferior das portas).

Motor de nova geração

O motor do Novo Megane E-TECH Electric é totalmente novo. Ele foi desenvolvido pela Aliança, sendo utilizado por seus diferentes parceiros e produzido em duas plantas: no Japão para a Nissan e em Cléon, na França, para a Renault.

Há dez anos, a Renault utiliza o motor síncrono como rotor bobinado e tanto o Renault Group como a Aliança continuarão apostando nesta tecnologia no futuro. Ela oferece um rendimento melhor do que a tecnologia de motor com ímãs permanentes; já a ausência de terras raras limita seu impacto ambiental e os custos de produção em grande escala.

Graças ao design otimizado, este motor é compacto, pesando apenas 145 quilos (incluindo a transmissão), uma redução de 10% no peso em comparação com a motorização utilizada atualmente no ZOE, apesar de um aumento pronunciado na potência e no torque. O Novo Megane E-TECH Electric será oferecido com duas opções de motorização:

  • 96 kW (130 cv) e 250 Nm
  • 160 kW (218 cv) e 300 Nm

Ele oferece todo o prazer da condução elétrica, como aceleração instantânea, tanto dinâmica como linear (sem solavancos), permitindo que o Novo Megane E-TECH Electric passe de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos.

Frenagem regenerativa sob medida

A bateria pode recuperar energia a cada frenagem. Mas para otimizar a autonomia independentemente do modo de condução, o Novo Megane E-TECH Electric é equipado com um sistema de frenagem regenerativa otimizada.

A frenagem regenerativa é ativada quando a alavanca de marchas está posicionada no modo D, permitindo recuperar a energia cinética da desaceleração (soltando o pé do acelerador) e transformando-a em energia elétrica, que é armazenada na bateria. Assim, é possível melhorar a eficiência e autonomia do veículo, utilizando menos o pedal do freio.

O Novo Megane E-TECH Electric otimiza esta função oferecendo quatro níveis de frenagem regenerativa, que são selecionadas por meio de paletas localizadas atrás do volante: do nível 0 (sem frenagem recuperativa) ao nível 3 (recuperação máxima e freio do motor otimizado, para uma condução bastante intuitiva na cidade).

Bateria ultrafina

Assim como o grupo motopropulsor, o Novo Megane E-TECH Electric conta com uma bateria totalmente nova de 395 quilos, cujo projeto foi feito para se integrar perfeitamente à plataforma CMF-EV. Esta é a bateria mais fina do mercado, pois sua altura é limitada a 110 mm (para 1.960 mm de comprimento e 1.450 mm de largura), ou seja, 40% a menos que a da bateria do ZOE. Ela contribui diretamente para limitar a altura do veículo a 1,50 m, beneficiando a aerodinâmica e a eficiência.

Para chegar a um tamanho tão compacto, as equipes de engenharia se basearam em uma nova versão da química das baterias de íons de lítio com tecnologia NMC (sigla de “Níquel, Manganês, Cobalto”) da LG, que têm mais níquel e menos cobalto, beneficiando a densidade energética e atingindo 600 Wh/l – um nível 20% superior ao da bateria do ZOE. As equipes também utilizaram – pela primeira vez no Renault Group – um novo sistema de resfriamento líquido. Localizado na parte inferior do módulo da bateria, o sistema alia eficiência e compacidade, graças aos tubos de alumínio extrudado. Com apenas 18 mm, ele contribui para uma melhor integração da bateria na plataforma, beneficiando o design e o espaço interno.

Performances equilibradas

O Novo Megane E-TECH Electric oferece duas capacidades de bateria:

  • 40 kWh para uma autonomia de 300 km (segundo a norma WLTP)
  • 60 kWh para uma autonomia de até 470 km (segundo a norma WLTP, conforme a versão)

A bateria de 40 kWh é composta de 8 módulos com 24 células cada, distribuídos em uma camada, enquanto que a bateria de 60 kWh é composta de 12 módulos com 24 células cada, distribuídos em duas camadas. Nos dois casos, as dimensões são as mesmas, com destaque para a altura recorde de 110 mm. Estas baterias contam com uma garantia de 8 anos. Durante este período, elas são substituídas gratuitamente caso sofram uma deterioração que resulte em um nível inferior a 70% de sua capacidade nominal.

O Novo Megane E-TECH Electric tem o objetivo de oferecer performances equilibradas e otimizadas, a um custo razoável. As diferentes versões da gama atendem a maior parte das necessidades dos clientes, tanto para uso diário como em viagens no fim de semana ou de férias.

Versatilidade de recarga

Além de seus dois níveis de potência do motor e capacidade da bateria, a versatilidade do Novo Megane E-TECH Electric é potencializada pelas várias soluções de recarga, incluindo 130 kW na estrada e 22 kW, amplamente disponível nas cidades. Todas são otimizadas para uma eficiência máxima.

Assim, o Novo Megane E-TECH Electric é compatível com todas as infraestruturas de recarga em corrente alternada (AC): desde uma tomada doméstica (10A/2,3 kW monofásico) até os terminais públicos, que permitem recuperar até 160 km em 1 hora (32A/22 kW trifásico).

Conforme a versão, ele também pode ser compatível com as infraestruturas de recarga em corrente continua (DC) de até 130 kW (sistema de recarga combinado), assim como tomadas de recarga rápida em estradas, podendo recuperar até 300 km em 30 minutos, de acordo com o ciclo WLTP.

GAMA E FICHA TÉCNICA

VERSÕES DE ACABAMENTO

Equilibre Techno Iconic

VERSÕES PARA CLIENTES PARTICULARES

EV40 130hp Standard recarga AC7 EV40 130hp Boost recarga AC22

EV60 220hp Super recarga AC7 + DC130

EV60 220hp Optimum recarga AC22 + DC130

VERSÕES PARA EMPRESAS

EV60 130hp Super recarga AC7 + DC130

EV60 130hp Optimum recarga AC22 + DC130

DIMENSÕES E PESO

Comprimento 4,21 m

Largura 1,77 m (Empresas) / 1,78 m (Particulares) Altura 1,50 m

Entre-eixos 2,70 m

Balanço Dianteiro 800 mm Balanço Traseiro 715 mm Peso 1.624 quilos

Megane E-Tech

VELOCIDADE

0-100 km em 7,4 segundos

Velocidade máxima 160 km/h

Imprensa Renault

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