fbpx
Além de economia em meio ao preço crescente dos combustíveis, carros elétricos podem significar uma verdadeira revolução na logística

Os carros elétricos já são realidade em muitos países e a tendência é que o mercado cresça cada vez mais no Brasil. Pontos como constante alta no preço da gasolina e outros combustíveis fósseis se tornam fatores determinantes para que os veículos a combustão deixem de ser preferência dos consumidores. No último dia 25, por exemplo, a Petrobras anunciou mais um reajuste no preço dos combustíveis nas refinarias. O litro da gasolina ficará 7,04% mais caro nas distribuidoras e o do diesel, 9,15%.

Para Rodrigo Aguiar, sócio-fundador da Elev, empresa que oferece soluções para o ecossistema de mobilidade elétrica, pensar nas frotas elétricas é um grande desafio, porém, é algo que traz benefícios imensuráveis para o orçamento da empresa. “Inserir os carros elétricos em sua frota é considerar três fatores: a diminuição dos gastos com combustíveis nos veículos, a redução do custo de manutenção e a redução do impacto ambiental. Esse investimento traz benefícios para todo o ecossistema empresarial, projetando a organização nas práticas de sustentabilidade e diminuindo custos. Assim, o mercado como um todo poderá desfrutar das vantagens, principalmente porque estamos falando em resultados que serão vistos em todo o processo”, afirma Rodrigo Aguiar.

O executivo listou cinco motivos pelos quais o investimento em uma frota de carros elétricos vale a pena. Confira!

1 – O valor dos combustíveis

A atual variação do preço da gasolina e do diesel, com aumentos constantes, dificulta o planejamento com os gastos em combustíveis para as empresas, um problema que pode ser resolvido com frotas elétricas. Vale considerar, que o gasto de combustíveis representa cerca de 50% dos gastos com a frota da transportadora. Nesse cenário, os carros elétricos são uma alternativa realmente viável?
“O peso do preço dos combustíveis fósseis geram mais gastos para as empresas, mesmo quando a frota é terceirizada. Quando falamos dos carros elétricos, nós estamos considerando gastar quatro vezes menos com o abastecimento de veículos. Considerando que o valor gasto com a logística representa boa parte do orçamento empresarial, nós estamos, no final, considerando uma economia que faz a diferença no lucro e no valor do produto”, explica Rodrigo.

2 – Mais economia no transporte público

O executivo também esclarece que a economia gerada pelos carros elétricos não é apenas algo que pode ser usufruído pelas empresas privadas. Os municípios também podem adotar frotas elétricas e gastar, no final, menos do orçamento público, além de trazer outros benefícios que são apenas possíveis na utilização dos elétricos, como usá-los como geradores de energia de forma emergencial. Rodrigo destaca também que os ônibus elétricos geram menos gastos com a manutenção, se tornando uma alternativa mais inteligente para as cidades.
Essa realidade já é vista em outros países, a projeção atual é que serão 704 mil unidades de ônibus elétricos até o ano de 2027 no mundo, segundo dados publicados pela MarketsandMarkets. Na América do Sul já temos exemplos de cidades que adotam esse modelo, como é o caso de Santiago (Chile) e Bogotá (Colômbia), que têm frotas de ônibus elétricos de 400 veículos e cerca de 1.000, respectivamente.

3 – Revolução na Logística

Rodrigo explica que com o desenvolvimento de baterias mais eficientes, mais autonomia e com gastos inferiores em kWh que os preços disponíveis para os combustíveis fósseis, a alternativa de carros elétricos para o setor logístico é revolucionário. A transição pode demorar ainda alguns anos, mas a utilização desses veículos pode acelerar o processo e diminuir os gastos das empresas. Atualmente, empresas como a Amazon já apresentam soluções logísticas com alternativas elétricas. E é importante lembrar que o relatório apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP) revelou que o setor de transporte é responsável por mais de 70% das irradiações globais de CO2.

4 – Alta demanda na locação de veículos elétricos

O executivo ainda lembra de um setor que será altamente beneficiado pela disponibilidade de modelos elétricos: a locação de automóveis. Com o avanço do setor no Brasil, cada vez mais pessoas buscarão alugar estes veículos e, sabendo disso, o mercado já tem se preparado para essa nova demanda. Nesta semana, a empresa Movida anunciou que 150 carros elétricos, os Nissan Leaf, passaram a incorporar a sua frota de veículos.
“Os exemplos que temos de empresas que disponibilizam carros elétricos para a locação é um termômetro para o crescimento do setor como um todo. As pessoas dão preferência, cada dia mais, aos veículos elétricos”, declara Rodrigo.

5 – Frotas elétricas como ESG

Rodrigo afirma que as empresas que buscam práticas mais sustentáveis, como as avaliações de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), podem se beneficiar muito dos carros elétricos. Com menos impacto no meio ambiente e com a mesma eficiência, não há motivos para não realizar a conversão. “Se você for analisar a longo prazo, cada dia temos mais convicção de que os carros elétricos são o futuro das frotas no Brasil. É uma alternativa viável e que aumenta a pegada ambiental”, completou.
Além dos cinco pontos, o executivo também afirmou que os automóveis elétricos também estão sendo usados para outros fatores, como é o caso de frotas policiais, ambulâncias e voltadas para o turismo. Como é o caso da Polícia Civil do Estado de São Paulo, que adotou alguns veículos elétricos em sua frota, e na cidade Petrópolis-RJ, que está substituindo o passeio de charrete que era realizado por tração animal para veículos elétricos.

frota de carros elétricos

Sobre a Elev

Fundada em 2021, a ELEV é uma empresa que oferece ao mercado soluções para o ecossistema de mobilidade elétrica, desde o aplicativo que indica os eletropostos pelo país, até a implantação de pontos de carregamento elétrico e atuação em Pesquisa e Desenvolvimento.

Informações para a imprensa:
Press FC

Comments are closed