fbpx
Mesmo com crescimento nas vendas de carros elétricos, Brasil precisa se preparar para recebê-lo Seja na aquisição dos veículos ou na estruturação do país, ainda há a necessidade de planejar o futuro com automóveis elétricos

Consórcios e Carros Elétricos – O aumento das vendas no Brasil é uma realidade do presente que projeta o país para o futuro. Os números divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que só em 2020, o aumento nas vendas foi de 60%. Já a projeção realizada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostra que até 2035, 62% dos novos veículos no país poderão ser de automóveis elétricos. Para que este cenário seja concretizado, ainda são muitos os desafios que precisam ser enfrentados. Tal como o valor dos automóveis, a facilidade na compra dos veículos e a estruturação do país.


Para Rodrigo Aguiar, sócio-fundador da Elev, empresa que oferece soluções para o ecossistema de mobilidade elétrica, o desenvolvimento do setor passa pelo preparo estrutural para os carros elétricos. “O Brasil precisa se tornar protagonista quando falamos dos carros elétricos, mas no setor automotivo estamos a cada ano perdendo mais espaço no cenário mundial. É necessário darmos um passo a mais. Existem iniciativas sendo realizadas nos mais variados locais do mundo e, neste cenário, a China e a Europa estão bem à frente. Temos que acordar para essa realidade pois, assim, poderemos desenvolver o setor dos automóveis elétricos e atingir metas sustentáveis em nosso futuro, estando alinhados com o pensamento mundial”, afirma.


O piloto Sergio Sette Câmara, representante brasileiro no Campeonato Mundial da Fórmula-E, afirma que os carros elétricos já fazem parte do nosso cotidiano. “Assim como nas pistas, nas ruas de todo mundo os carros elétricos já são uma grande realidade. A evolução tecnológica que esses carros vêm atingindo ao longo dos anos, passa pela modernização dos motores, dos componentes eletrônicos e, principalmente das baterias – cada dia com melhor autonomia e maior velocidade de recarga mais rápidas. Em um cenário econômico no qual o preço da gasolina está cada vez mais alto, a opção por uma fonte de energia mais barata e, principalmente, que não agrida o meio ambiente é importante no momento da escolha de um novo carro”, afirmou Sette.


Os automóveis elétricos são muito mais sustentáveis e, por nossa matriz de geração elétrica ser predominantemente limpa, o aumento da pegada ecológica é maior ainda. Além disso, estes automóveis estão cada vez mais capazes de competir diretamente com os de combustíveis fósseis quando falamos em auto-suficiência. Porém, para esses automóveis terem uma expansão maior no mercado nacional os preços ainda precisam reduzir. Mas mesmo em meio a crise econômica, há formas de planejar essa aquisição, como é o caso da utilização dos consórcios.


Para Fernando Lamounier, diretor da Multimarcas Consórcios, uma das maiores administradoras de consórcios do país, o ideal para quem quer adquirir um automóvel elétrico é o planejamento. Segundo o executivo, é necessário aguardar a estabilização dos preços do mercado, e o planejamento para a compra de um automóvel elétrico no futuro pode ser uma opção mais viável no atual cenário. “Hoje, não vemos um valor elevado apenas nos veículos elétricos, mas é claro que há uma disparidade neste tipo de automóvel. Com preços altos, até mesmo pela desvalorização da nossa moeda, o melhor neste momento é o planejamento futuro”, afirma.


Muitas pessoas veem na modalidade uma forma de planejar a aquisição de bens, e este é um dos pontos que faz dos consórcios um modelo em crescimento no país. segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), somente do período entre janeiro a julho deste ano, a modalidade apresentou crescimento de 56,1%, em comparação ao mesmo período de 2020. “Nós vimos o nosso setor crescer bastante. O segmento se fortalece pela facilitação que dá em um momento no qual os veículos, e aqui eu incluo os carros elétricos, estão com valores elevados, intensificados ainda mais pela pandemia”, declara.

Sobre a Elev

Fundada em 2021, a Elev é uma empresa que oferece ao mercado soluções para o ecossistema de mobilidade elétrica, desde o aplicativo que indica os eletropostos pelo país, a implantação de pontos de carregamento elétrico e até atuação em Pesquisa e Desenvolvimento.

Consórcios e Carros Elétricos

Sobre a Multimarcas Consórcios:

Em quatro décadas de atuação no sistema consorcial, a Multimarcas Administradora de Consórcios LTDA. cresceu e se tornou uma das maiores administradoras do país. Atualmente, a empresa é a 1ª em Minas Gerais e uma das maiores do Brasil em faturamento de taxa de administração.

Informações para a imprensa:
Press FC
Yuri Lima

Comments are closed