fbpx

Pela primeira vez, mercado superou a barreira das 15 milhões de unidades transacionadas.

Segundo dados da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, o ano de 2021 registrou o maior volume de transações de veículos usados desde o início do ranking histórico da entidade, em 2004.

No total, foram comercializadas 15.134.904 unidades, num crescimento de 18,64% sobre 2020. “Como o mercado de veículos novos foi bastante impactado pela crise global de abastecimento de componentes, provocando queda nos estoques das Concessionárias, muitos consumidores buscaram opções entre os seminovos e usados”, explica o novo Presidente da FENABRAVE, José Maurício Andreta Júnior, que complementa: “Conforme o mercado de veículos novos vai se normalizando, a tendência é a comercialização de usados retrair um pouco”, afirma o novo Presidente da FENABRAVE, eleito para o triênio 2022-2024.

Segundo dados da FENABRAVE, em 2020, foram transacionados 4 veículos usados a cada zero km.  Já em 2021, o volume de usados comercializados aumentou, em função da redução da oferta de modelos novos no mercado, fazendo com que essa relação passasse para 4,3 veículos usados, a cada zero km emplacado.

Em dezembro de 2021, um total de 1.202.119 veículos trocaram de titularidade. Com isso, todos os segmentos automotivos registraram alta de dois dígitos, na comercialização de veículos usados, no ano.

Confira o comportamento de cada segmento, na tabela a seguir.

Transações de usados em dezembro e no acumulado do ano

Os Automóveis e Comerciais Leves, por exemplo, tiveram crescimento acumulado de 18,84%, em 2021. Os modelos com até 3 anos de fabricação corresponderam a 14,74% do total de transações realizadas apenas em dezembro, e a 12,13% das transações realizadas durante todo o ano, nesses segmentos.

volume de transações

Já as Motocicletas computaram aumento de 17,5%, nas vendas realizadas em 2021, e os caminhões usados superaram a marca dos 19% de aumento, em suas transações. 

Informações à imprensa:

FENABRAVE

Comments are closed