fbpx
NGK Para economizar combustível na estrada

NGK aponta quais cuidados o motorista precisa adotar com o veículo e a direção

Economizar combustível na estrada – Com a proximidade do Carnaval, muitos planejam fazer aquela viagem para aproveitar os dias de folia com a família ou os amigos. Antes de pegar a estrada, o motorista deve checar se a revisão do veículo está em ordem para garantir a segurança e reduzir o consumo de combustível em tempos de alta dos preços. Com o objetivo de ajudar o condutor a fazer uma viagem tranquila, a NGK – multinacional japonesa especialista em sistema de ignição – listou algumas recomendações.

  • Consulte o manual do veículo

De acordo com Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK, o motorista deve sempre consultar o plano de manutenção no manual do carro, que apresenta a descrição das revisões periódicas e a listagem das peças que devem ser substituídas preventivamente e dos pontos de checagem. “Caso não possua o manual, o condutor pode localizar todas as informações do plano no próprio site do fabricante do veículo”, orienta. 

Quando o assunto é consumo de combustível, dois sistemas do carro devem receber atenção redobrada na hora de programar a revisão: o de ignição – que fornece a centelha para queimar corretamente a mistura ar/combustível – e o de injeção – responsável por injetar a quantidade correta de combustível para garantir as condições adequadas de funcionamento do motor.

  • Faça revisões programadas

Após consultar o plano de manutenção, o condutor precisa realizar a revisão programada, o que lhe permite planejar os gastos de manutenção, assim como levar o carro a uma oficina de confiança e escolher as peças para aplicação no veículo. “Manter a revisão do carro em dia pode evitar uma série de transtornos no feriado, como a perda da viagem causada por uma quebra na estrada, o custo elevado do conserto, a falta de peças, o risco à integridade física dos ocupantes e o alto consumo de combustível”, aponta Mori. 

De acordo com a NGK, a manutenção programada é considerada fundamental para a economia de combustível por permitir que o veículo trabalhe da melhor forma. “Uma falha que passa despercebida pode dificultar a partida do motor, provocar falhas de funcionamento e danificar outros componentes, de forma a aumentar o consumo de combustível. Isso sem contar a agressão ao meio ambiente, com o aumento da emissão de poluentes”, alerta o especialista.

  • Adote hábitos simples na direção

Além de fazer as revisões preventivas, o motorista pode adotar hábitos simples na direção que favorecem a economia de combustível, como evitar horários de picos das grandes cidades e seguir uma velocidade constante na estrada. “Utilizar os aplicativos de mobilidade, que ajudam a identificar as melhores rotas, e as tags de pedágios facilita a mobilidade e reduz o tempo em que ficamos parados na estrada”, finaliza o consultor de Assistência Técnica da NGK.

Sobre a NGK

Fundada em 1936, em Nagoya, no Japão, a NGK é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há mais de 60 anos, conta com aproximadamente 1.300 funcionários e tem uma fábrica com 625 mil m2 em Mogi das Cruzes, SP.

economizar combustível na estrada

A empresa – detentora das marcas NGK (componentes automotivos) e NTK (sensores e ferramentas de corte) – disponibiliza em seu site dezenas de opções de cursos online para mecânicos e aplicadores de produtos. Para mais informações, acesse: http://www.ngkntk.com.br/

Comments are closed