fbpx

O AIP – Programa de Gestão de Ativos da NSK, segue contribuindo com a otimização de operações e desenvolvendo soluções com foco em gerar vendas sustentáveis e melhorar a rentabilidade dos negócios. A adoção de novas tecnologias, além de diminuir custos operacionais, representa uma vantagem competitiva para as indústrias, pois com menos gastos, é possível praticar preços mais atrativos e realizar novos investimentos, sem prejudicar a qualidade e a eficiência da empresa.

Por isso, encontrar fornecedores com os melhores custos e mais qualidade, pode otimizar processos e reduzir ou eliminar perdas durante a produção, questões que hoje são o foco das indústrias. Um dos casos de sucesso do Programa AIP, gerou uma economia de R$44.828,76 para um grande cliente do segmento de fabricação de tratores, que requisitou uma conversão de graxa aplicada na sua linha de usinagem, nos equipamentos spindle.

A graxa original do equipamento possuía codificação exclusiva, alto custo e era de difícil aquisição. A fábrica, solicitou ao time de especialistas AIP NSK o suporte com conversão técnica do código original da graxa para um produto equivalente da NSK, com o objetivo de ter à disposição um novo fornecedor.

Com boa pressão e capacidade de absorção, o produto indicado foi a Graxa NSK Hi Speed, que consiste em uma combinação de óleo éster, hidrocarboneto sintético, óleo mineral e um sabão complexo de bário. Com custos de manutenção e paradas indesejadas reduzidos devido à excelente resistência à água e pacote de aditivos anticorrosivos, a graxa especial cria um meio de reduzir o atrito, o que propicia um baixo calor gerado no rolamento, permitindo uma vida útil estendida.

Campos de Aplicação

Voltada para uso em máquinas-ferramentas e têxteis, oferece proteção contra desgaste e corrosão e é resistente à água e oxidação. Além de oferecer benefícios diferenciais ao cliente, ainda traz embalagens ecologicamente corretas. Esse tipo de graxa é usado, principalmente, para rolamentos de eixo e mancais lisos de alta velocidade, em máquinas-ferramentas e têxteis. Outras aplicações são: em fusos roscados, esferas, parafusos operando sob altas cargas e mancais de engrenagem. Também pode ser usada para a lubrificação de dentes flancos em engrenagens de precisão.

Programa AIP aumenta produtividade e reduz custos

As empresas que utilizam as graxas especiais da NSK podem ter acesso ao AIP (Programa de Gerenciamento de Ativos da NSK). Neste sistema, os engenheiros da NSK vão até a fábrica do cliente e otimizam rolamentos de máquinas e equipamentos para que operem no máximo de suas capacidades com o menor desgaste, aumentando a produtividade e reduzindo consideravelmente seus custos.

https://chat.whatsapp.com/LrrPXTynqRQ29U4yd38XTI

Ao longo dos anos, o programa soma mais de 1400 indústrias atendidas, com uma redução de mais de R$ 200 milhões. Empresas de alimentos e bebidas, do setor automotivo, de celulose e papel, cimento, metais e siderurgia, mineração, químico e petroquímico, além da indústria em geral, já participaram do AIP e comprovaram seus benefícios.

Saiba mais em: https://www.nsk.com.br/graxas-128.htm

Comments are closed