fbpx
A importância de revisar o veículo

Marelli Cofap reforça a importância de revisar o veículo antes das viagens de férias

Finalmente as férias estão chegando e, desta vez, depois de um longo período com restrições impostas pela Covid, poderemos cair na estrada! E para viajar com segurança, além de respeitar as leis de trânsito, é fundamental que o veículo esteja em perfeitas condições de uso no sentido de evitar surpresas desagradáveis no caminho. Assim, a Marelli Cofap Aftermarket – líder no mercado de reposição do País – reforça a importância da manutenção preventiva antes de viajar.

Sistema de suspensão

O sistema de suspensão do carro merece atenção especial durante a manutenção preventiva. O amortecedor, que é o principal componente do conjunto, deve estar em pleno funcionamento para garantir a segurança dos motoristas e passageiros, já que é o responsável por manter os pneus em contato com o solo, garantindo a estabilidade e a dirigibilidade do veículo. Esse componente deve ser verificado a cada revisão periódica, considerando que a perda de ação de um amortecedor de suspensão, causada pelos desgastes naturais de seus componentes internos, pode não ser percebida pelo motorista no decorrer do tempo.

A vida útil dos amortecedores depende do modo como o veículo é conduzido e dos pavimentos por onde ele trafega. Por exemplo, passar por lombadas e obstáculos sem reduzir a velocidade, subir guias, trafegar em pistas esburacadas ou estradas de terra certamente reduzirá a durabilidade, não somente do amortecedor, mas também dos demais componentes do sistema de suspensão.

Os amortecedores Cofap são desenvolvidos e produzidos há cerca de 70 anos para a indústria automobilística brasileira. São fornecidos para a maioria das montadoras, para veículos leves, comerciais leves e pesados, e para o mercado de reposição de autopeças. Além disso, os amortecedores da linha leve Cofap são certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), que garante a qualidade e a confiabilidade das peças. Na hora da troca, aplicadores e consumidores devem conferir se o produto é certificado, buscando o selo do órgão regulador que obrigatoriamente deve constar na embalagem e no corpo do produto.  

Além do amortecedor, outros componentes do sistema de suspensão também devem ser verificados, como molas helicoidais, barras estabilizadoras, bandejas de suspensão e bieletas. Todos esses itens são fundamentais para que o veículo trafegue de maneira segura, com estabilidade direcional nas retas e durante curvas e frenagens. Geralmente, ruídos vindos da suspensão indicam deterioração nos componentes de borracha que, caso não sejam trocados, prejudicarão as peças às quais estão associados, além de interferir na vida útil de outros componentes e no conforto devido a impactos e vibrações que deixam de ser absorvidos adequadamente e acabam sendo transferidos para o habitáculo do veículo.

Pastilhas de freio

As pastilhas de freio também são itens vitais para a segurança. Elas trabalham em conjunto com as pinças de freio com a função de reduzir a velocidade, proporcionando o controle na sua condução no tráfego, antes das curvas e, claro, quando há necessidade da parada total do veículo.

O motorista deve ficar atento ao desgaste das pastilhas de freios e substituí-las quando atingirem o limite de segurança, evitando que a massa de atrito se desgaste completamente. Se isso ocorrer, a base metálica sobre a qual é depositada a massa de atrito fica exposta, em contato com o disco de freio, o que diminui drasticamente o poder de frenagem, comprometendo a segurança de todos os passageiros. Ruídos e chiados ao acionar o freio são sinais de que o componente não está funcionando como deveria.

As pastilhas de freio Cofap possuem o DNA de quem acompanha a indústria brasileira desde o seu início, proporcionando segurança aos usuários e tranquilidade aos reparadores, que têm na marca a garantia de um produto que respeita os mesmos padrões de qualidade e desempenho do produto genuíno.

A marca vem apresentando um expressivo número de lançamentos na linha de pastilhas e já conta com mais de 500 códigos em catálogo, com uma relação custo x benefício bastante favorável ao consumidor. Com a ampliação do portfólio, qualidade e competividade, a marca Cofap vem aumentando a sua participação de mercado e se destacando cada vez mais dentro deste segmento.

Bateria

Não quer ficar na mão no meio da estrada? Então lembre-se de verificar a bateria do carro. Ela é responsável por fornecer energia para o motor de partida e também pela alimentação do sistema de ignição e injeção. Do mesmo modo, o sistema de iluminação e demais equipamentos acionados enquanto o motor não está operando dependem da bateria. Com veículos cada vez mais tecnológicos, com um volume de eletrônica embarcada cada vez maior, a importância desse item está ainda mais relevante para garantir o equilíbrio elétrico e a estabilidade de funcionamento dos sistemas eletricamente assistidos. Dificuldade em dar a partida no motor, oxidação nos terminais e acendimento da luz de alerta no painel de instrumentos do veículo são sinais evidentes de que a bateria deve ser verificada imediatamente.

As baterias Magneti Marelli são reconhecidas mundialmente pelo desempenho e confiabilidade, com forte reputação em todos os mercados onde está presente. Elas são fabricadas com tecnologia de grades estampadas, que garante alto desempenho nas partidas, maior resistência mecânica e à corrosão e, como consequência, maior durabilidade, quando comparada com as baterias com a tecnologia de grades convencionais. A qualidade da grade de uma bateria automotiva é um dos fatores que mais influenciam na durabilidade do produto. Por isso, a evolução tecnológica das baterias ao longo do tempo se deu principalmente em função de novos processos de fabricação e novas ligas metálicas que compõem as grades.

Atualmente o portfólio da marca Magneti Marelli possui cinco modelos de baterias automotivas – Premium, Top, Estrada, Standard e EFB -, além das baterias para motos e baterias estacionárias.

Lâmpadas

As lâmpadas também são itens de extrema importância no momento da revisão. São itens que merecem verificação diária, pela facilidade com que o próprio motorista pode realizá-la. Caso alguma esteja queimada, o motorista enfrentará problemas de visibilidade, principalmente durante a noite, podendo ocasionar graves acidentes e multas de trânsito. De acordo com o Artigo 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), “conduzir o veículo com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas” é infração média, com multa de R$130,16, somada a quatro pontos na CNH.

Com cobertura de mais de 90% da frota nacional, o catálogo de lâmpadas da Magneti Marelli possui mais de 80 códigos de produtos que atendem veículos leves, pesados e motocicletas.

As lâmpadas Magneti Marelli comercializadas no Brasil são as mesmas vendidas na Europa, com padrão de qualidade da marca que é líder mundial em componentes para iluminação. Entre os diferenciais tecnológicos das lâmpadas Magneti Marelli estão o tempo de resposta mais rápido, a geometria e luminosidade perfeitas e a alta resistência à vibração, características que garantem a segurança e a durabilidade do produto.

Palhetas limpadoras de para-brisas

As palhetas limpadoras de para-brisas são responsáveis por garantir a segurança do motorista, principalmente nos dias de chuva. Quando o componente fica ressecado ou desgastado, atrapalha a visão e aumenta o risco de acidentes. Por isso, a manutenção preventiva é muito importante. Além disso, trafegar com palhetas em más condições de uso também configura infração de trânsito. Segundo o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular com palhetas em condições ineficientes ou inoperantes é considerado infração grave. O veículo pode ser multado e até recolhido.

A marca Magneti Marelli possui em seu portfólio quatro tipos de palhetas para o mercado de reposição: Standard, Touch Flat, Estrada e Traseira. A linha é composta por 41 códigos que atendem as principais montadoras nacionais e internacionais, com cobertura de praticamente 100% da frota brasileira.

A Marelli Cofap recomenda que as palhetas sejam revisadas a cada seis meses, devendo ser substituídas quando surgirem riscos ou faixas no para-brisa, ou quando o vidro apresentar aspecto externo embaçado. Revisões programadas são mais eficazes e geram economia de tempo e dinheiro.

Outro componente fundamental para garantir o bom funcionamento das palhetas são as eletrobombas lavadoras do para-brisas, também comercializadas com a marca Magneti Marelli, que são responsáveis por bombear a água do reservatório para o para-brisa por meio de tubulações, mediante o acionamento do condutor.

Referência no mercado de reposição

As marcas Cofap e Magneti Marelli oferecem ao mercado mais de 70 famílias de produtos destinados às linhas leve, pesada a de duas rodas, que podem ser encontradas em todo território nacional graças à maior rede de distribuição do Brasil, composta pelos maiores e melhores distribuidores regionais e nacionais.

Além disso, também são referência de mercado no conceito de marketing de serviços no pós-venda, com equipe promocional própria composta por técnicos e promotores experientes e altamente capacitados para atender todos os elos da cadeia de distribuição do setor de reposição, em nível nacional: Distribuidor, Revendedor, Aplicador e Consumidor Final.

Mais informações sobre os produtos Cofap e Magneti Marelli podem ser encontradas no catálogo eletrônico disponível para celulares IOS e Android, no site www.mmcofap.com.br ou pelo número de Atendimento ao consumidor Cofap 0800-0194054 e Magneti Marelli 0800-0191638.

Sobre a MARELLI

A MARELLI é um dos principais fornecedores globais independentes do setor automotivo. Com forte tradição em inovação e excelência em manufatura, nossa missão é transformar o futuro da mobilidade por meio do trabalho com clientes e parceiros no sentido de criar um mundo mais seguro, mais verde e mais conectado. Com cerca de 54.000 funcionários, a MARELLI marca presença ao redor do mundo com 170 instalações e centros de P&D na Ásia, Américas, Europa e África, com resultado de 1.380 bilhões de JPY (10,6 bilhões de euros) em 2021.

Comments are closed