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Filtro desumidificador no bom funcionamento dos freios

Única fabricante de filtros desumidificadores convencionais e coalescentes da América Latina, Tecfil dá dicas sobre como proteger o circuito pneumático e do freio

Realizar a manutenção preventiva de veículos pesados para detectar sinais de que um problema pode acontecer, é fundamental para garantir a segurança de motoristas e passageiros, assim como a entrega das cargas sem atraso, no caso dos caminhoneiros. No Brasil, onde as ruas e estradas são conhecidas pela má conservação, os freios requerem uma atenção ainda mais especial. Entre os itens que garantem o bom funcionamento do circuito pneumático e do freio, a Tecfil, maior fabricante de filtros da América Latina, chama a atenção para o filtro desumidificador, responsável por retirar a umidade do ar gerada pelo compressor de ar-comprimido.

LocalizFiltro desumidificador no bom funcionamento dos freios e sua localização

Localizado, geralmente, depois do compressor e da serpentina do veículo, o filtro desumidificador faz parte da APU (Unidade Processadora de Ar) que compõe o sistema de alimentação de ar do veículo. Roberto Rualonga, gerente de Suporte Técnico e Pós-Vendas da Tecfil, explica que sua função é absorver e remover a água e as impurezas do sistema pneumático. “O ar comprimido, quando é pressurizado no sistema e armazenado nos reservatórios do veículo, gera umidade, que, em contato com as válvulas do sistema pneumático, provoca desgaste prematuro, corrosão interna e, consequentemente, o mal funcionamento do sistema de freio do veículo.”

Filtro desumidificador no bom funcionamento dos freios e sinais de funcionamento

Quando o filtro desumidificador perde sua capacidade filtrante, os danos ao veículo podem ser custosos. Para evitar estes problemas, Rualonga chama atenção para alguns sinais de que está na hora de trocar o filtro. “O excesso de óleo nos furos laterais indica vazamento no compressor, e a oxidação e o excesso de sujeira no furo central também indicam que o filtro já cumpriu sua função primária. Nestes casos, além da troca do filtro, deve-se realizar uma avaliação de todo o sistema de freio”, alerta.

Porém, para avaliar o prazo correto de troca, a Tecfil recomenda sempre seguir a orientação do manual de cada veículo. Se todas as manutenções preventivas estiverem em dia, como a manutenção do compressor e da serpentina, que trabalham em conjunto com o filtro, certamente o filtro atenderá à especificação da montadora. “Caso contrário, a vida útil do filtro pode ser reduzida”, diz.

Única fabricante de filtros desumidificadores da América Latina, a Tecfil possui sistemas avançados de produção com tecnologia capaz de atender todas as especificações de projetos de veículos. A empresa disponibiliza para o mercado tanto o modelo convencional, que possui a capacidade de reter a umidade do sistema pneumático, quanto o modelo coalescente, cuja função é absorver e remover a água do sistema pneumático e reter as partículas de óleo e aerossol do compressor. Este processo de filtragem prolonga a vida dos componentes pneumáticos dos veículos que exigem médio e alto consumo de ar.

Imprensa TECFIL GPCOM Comunicação Corporativa

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