fbpx
Empresa brasileira e mercado de baterias

Empresa brasileira aposta em mercado de baterias para atender tecnologias 5G, infraestrutura para veículos elétricos e grandes data centers

Agosto de 2022 – A YOU.ON, empresa brasileira especializada em sistemas de armazenamento de energia (BESS), aposta no crescimento da demanda por novas soluções de baterias a fim de garantir mais confiabilidade no suprimento de energia elétrica nas novas áreas de tecnologia no Brasil e no mundo, como a internet 5G, os veículos elétricos, os grandes data centers, as criptomoedas e o blockchain.  
 
Com o advento da economia digital, o setor de geração e abastecimento de energia elétrica no Brasil deve passar por uma verdadeira revolução tecnológica nos próximos anos. Na visão da YOU.ON um dos grandes avanços nos curto e médio prazos é a democratização do acesso às baterias de lítio para novas soluções de armazenamento energético, seja em uma residência, comércio, indústria, propriedade rural e para empresas dos setores geração, transmissão e distribuição de energia.
 
Neste sentido que a YOU.ON estuda o lançamento no mercado brasileiro de novas tecnologias de baterias para atender os consumidores residenciais e empresariais, bem como reforçar a segurança do suprimento energético tanto nas usinas quanto nos sistemas de linhas de transmissão e redes elétricas de distribuição nas cidades.

“O desenvolvimento tecnológico em diversos segmentos da cadeia produtiva global é assistido por uma maior confiabilidade no uso de energia. Isso remete ao trinômio conhecido como 3D da energia: descentralização, distribuição e descarbonização, que está atrelados ao uso de geração por fontes renováveis inevitavelmente combinados a um sistema de armazenamento de energia”, explica Giorgio Seigne, CEO da YOU.ON.  
 
“Assim, a inteligência e versatilidade de um sistema de baterias podem responder de forma eficiência a uma maior demanda energética e, ao mesmo tempo, garantir a segurança e qualidade da energia que equipamentos mais sensíveis solicitam. Dentro de uma economia predominantemente digital e energicamente dependente, o que irá atestar o amparo à expansão de sistemas e equipamentos inclusos nestes novos segmentos são os sistemas estacionários de armazenamento”, acrescenta.

Projeto pioneiro de armazenamento em grande escala no Brasil

Uma das áreas mais promissoras é a dos sistemas de armazenamento de energia elétrica de grande porte, capazes de prestar diversos serviços importantes ao sistema elétrico quando inseridos na matriz energética nacional. O consórcio formado pela YOU.ON Energia, especializada em sistemas de armazenamento de energia (BESS), e a TS Infraestrutura, importante executora de obras de engenharia e infraestrutura, assinou recentemente com a ISA CTEEP, maior transmissora privada de energia do País, um contrato para fornecimento e instalação do primeiro projeto de armazenamento de energia em baterias em larga escala no Brasil, para suporte às subestações no setor de transmissão. O investimento autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é de cerca de R$ 146 milhões e a previsão de entrega da obra é novembro de 2022.
 
O projeto, a ser implantado na subestação de Registro (SP), da ISA CTEEP, é um passo importante na criação da regulação do setor elétrico quanto à inserção de sistemas de armazenamento de energia na matriz energética brasileira. A ANEEL não apenas aprovou o projeto, mas também se mostrou interessada na replicabilidade dessa tecnologia por outros players da área de transmissão e distribuição.

Fontes renováveis com baterias

Na visão de Seigne, há uma necessidade premente no País de ampliação dos investimentos em fontes renováveis combinadas com sistemas de armazenamento energético, justamente para trazer mais segurança e blindagem contra as oscilações de preços dos derivados de petróleo no mercado internacional. “A agenda de ESG e a tão sonhada transição energética sustentável no planeta passam inevitavelmente pela utilização das tecnologias de armazenamento eletroquímico de energia”, explica.
 
Também existe uma movimentação enorme no campo de sistemas residenciais. Para o executivo, a nova legislação favorece a adoção de sistemas acoplados com geração fotovoltaica, por exemplo. O setor do agronegócio também clama por soluções mais sustentáveis e inteligentes, as quais serão perfeitamente atendidas pelos sistemas de armazenamento de energia. Um dos exemplos nesse segmento é a eletrificação de pivôs de irrigação apoiada num sistema híbrido combinando solar e armazenamento”, explica.
 
“Outra necessidade é trazer segurança energética, estabilidade e sustentabilidade aos sistemas isolados e remotos desconectados do Sistema Interligado Nacional (SIN) e que utilizam em sua grande maioria os geradores à diesel para atender, de forma precária, comunidades sem acesso à energia elétrica. Somente na região amazônica mais de dois milhões de pessoas vivem nessa situação de isolamento. Assim, substituir esse modelo atual, que é poluente, logisticamente caro e ineficaz, pela tecnologia de baterias de lítio é indispensável, não somente do ponto de vista ambiental, mas principalmente sob a ótica socioeconômica.

Sobre a You.On

Fundada em 2016, a YOU.ON veio ao mercado para atender uma importante necessidade, prover soluções customizadas em armazenamento de energia oferecendo um portfólio variado de tecnologias e projetos full turn-key nas áreas residencial, comercial/industrial, agronegócio, geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e em sistemas remotos e isolados (off-grid).

Assessoria de Imprensa

Comments are closed