fbpx

Pegar a estrada para viajar pode se tornar um problema se a manutenção da suspensão do veículo não estiver em dia. O sistema de suspensão é composto por um conjunto de peças responsáveis pela estabilidade do carro ao absorver os impactos do solo e reduzir vibrações. Portanto, sua revisão é de extrema importância para a segurança e conforto do motorista e passageiros. A Cofap, marca líder em suspensão, maior fornecedora de amortecedores do mercado de Aftermarket e das principais montadoras do país, alerta para os cuidados com o sistema de suspensão.

Como funciona?

O amortecedor é o principal componente do sistema de suspensão do veículo, pois garante que os pneus estejam sempre em contato com o solo, mantendo as condições ideais para a dirigibilidade. Por ser o mais importante item do sistema de suspensão, requer revisão periódica, considerando que nem sempre os problemas causados pelos desgastes podem ser percebidos pelo motorista.

Os componentes internos do amortecedor podem apresentar problemas como desgaste do tubo de pressão, do pistão e fadiga das molas e das válvulas. Eventuais avarias nesses componentes internos não podem ser detectadas em exame visual, mas durante a revisão podem ser detectadas por profissionais qualificados. A Cofap também adverte para casos de danos na estrutura dos tubos, empenamento das hastes ou vazamento de óleo, que, diferentemente das irregularidades já citadas, podem ser identificadas visualmente. Em todas estas situações, a recomendação é fazer a troca imediata do amortecedor, independente da quilometragem.

Além do amortecedor, o sistema de suspensão é composto também por molas helicoidais (que sustentam o peso do veículo e garantem uma determinada distância do solo), barras estabilizadoras (que diminuem a inclinação da carroceria em curvas e auxiliam na dirigibilidade e estabilidade), bandejas de suspensão (também conhecidas de braços oscilantes, que sustentam e controlam a movimentação das rodas) e bieletas (responsáveis pelas conexão da barra estabilizadora com o amortecedor). Todos estes itens são fundamentais para que o veículo trafegue confortavelmente e com estabilidade direcional quando estiver em movimento e durante curvas e frenagens. Geralmente, ruídos vindos da suspensão indicam deterioração nos componentes de borracha que, caso não sejam trocados, prejudicarão as peças às quais estão associados.

Além de observar as condições do amortecedor, é essencial verificar também os demais componentes da suspensão durante as revisões de manutenção. Um amortecedor novo que trabalha em conjunto com componentes deteriorados sofrerá redução da sua vida útil.

Referência no mercado de amortecedores

Os amortecedores Cofap são desenvolvidos e produzidos há cerca de 70 anos para a indústria automobilística brasileira. A marca é líder no segmento e fornece para a maioria das montadoras instaladas no Brasil, para veículos leves,  comerciais leves e pesados. Na reposição, os amortecedores Cofap e os demais componentes de suspensão da marca – para veículos leves, pesados e motocicletas -, estão disponíveis em todo o território nacional.

Mais informações sobre os produtos Cofap podem ser encontradas no site www.mmcofap.com.br ou pelo Atendimento ao consumidor 0800-0194054.

Sobre a MARELLI

A MARELLI é um dos maiores fornecedores globais independentes do setor automotivo. Com experiência e valores de referência, em inovação e excelência em fabricação (Monozukuri), a missão da MARELLI é transformar o futuro da mobilidade, trabalhando ao lado de clientes e parceiros para a evolução do sistema de acordo com critérios de segurança, sustentabilidade e conectividade expandida. Com cerca de 60.000 funcionários em todo o mundo, a MARELLI possui 170 fábricas e centros de pesquisa e desenvolvimento na Ásia, Américas, Europa e África e um faturamento de 13,4 bilhões de euros em 2019.

Sobre a MARELLI COFAP AFTERMARKET

A Marelli Cofap Aftermarket é a maior empresa do segmento no Brasil, líder do mercado de reposição de autopeças em diversas linhas de produtos, com escritórios regionais de vendas em algumas das principais capitais brasileiras (Curitiba, Goiânia, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo) e com o maior portfólio de componentes para veículos de passageiros, veículos comerciais e motocicletas, com as marcas Cofap e Magneti Marelli.

Cofap: Amortecedores; kit reparo de amortecedores; bandejas de suspensão; bieletas; cubos de roda; juntas homocinéticas; semi-eixos; trizetas; kits de reparo de juntas homocinéticas; buchas e coxins; molas helicoidais; molas pneumáticas; pivôs, barras e terminais; pastilhas de freio; tubo internos (moto); kits transmissão (moto).

suspensão viajar

Magneti Marelli: Alternadores; baterias; bicos injetores; biela (moto); bobinas de ignição; bombas d’água; bombas de combustível; bombas de óleo; cabos de vela; componentes para carburadores; componentes para o câmbio automatizado Free Choice®; compressores; condensadores; eletro-ventiladores; evaporadores; faróis e lanternas; filtros de ar; filtros de combustível; filtros de óleo; fluidos para radiadores; intercoolers; kits de motor (moto); lâmpadas; palhetas; pistão com anéis (moto); radiadores; relés; sensores; válvulas de motor; válvulas termostáticas; velas aquecedoras; velas de ignição; visco-fans.

SD&PRESS Consultoria

Categories:

Tags:

Comments are closed