fbpx
Manutenção preventiva do veículo

Principais itens que devemos checar na manutenção preventiva do veículo, os sistemas de suspensão e de freios estão entre eles

Abril de 2024 – Para rodar com segurança e evitar paradas inesperadas fazer uma manutenção preventiva do veículo, periodicamente, alguns itens do veículo.

“Manter o carro em boas condições de uso é dever de todo o motorista, por isso é importante ficar atento não só às recomendações do manual do proprietário, mas também levá-lo a um mecânico de confiança para uma revisão a cada 6 meses ou a cada 10 mil km para evitar problemas durante a condução do automóvel”

comenta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata.

Essenciais para a segurança do veículo, os sistemas de suspensão e de freio devem ser avaliados durante a manutenção preventiva automotiva. A parte da suspensão envolve vários itens que devemos checar, tais como amortecedores, molas, braços oscilantes ou bandejas de suspensão, buchas de borracha, pivôs, barras estabilizadoras, kits contendo coxins, batentes e coifas.

Já no caso do freio, também composto por diversas peças, é importante verificar as condições do pedal, alavanca, disco de freio, tambor, pastilha, lona, pinça, sapata, servo freio, cilindro mestre e fluido, que deve substituí de acordo com as especificações do manual.

Os filtros, que desempenham um papel crucial no bom funcionamento do motor, também requerem atenção e trocas periódicas. Isso inclui o filtro de óleo, de ar e de combustível, além do lubrificante adequado. Se o veículo estiver equipado com ar-condicionado, também é necessário considerar a troca do filtro de cabine.

Outros itens que devemos checar aliás são o fluido do radiador, sistema elétrico, pneus. E não se esquecer assim de passar o scanner no motor para diagnóstico de possíveis falhas do sistema de injeção eletrônica.

Para conferir outras dicas de manutenção, basta acessar o link:

Verso Comunicação

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *