Você sabe como usar e preservar corretamente a sua lixadeira roto-orbital? Isso é muito importante, porque vai garantir que a oficina não fique sem o equipamento em momentos de necessidade.
Então, que tal conferir algumas dicas para você nunca ficar na mão?
1 – Prefira lixadeiras com design ergonômico, o que vai reduzir a fadiga do operador. Profissional descansado usa o equipamento de maneira correta, o que ajuda a preservá-lo.
2 – Jamais encoste na superfície da peça com a lixadeira acionada. Só acione o gatilho quando o equipamento estiver bem sobre a base da peça. Isso vai evitar que o lixamento fique desigual na massa ou no primer.
3 – O prato da lixadeira deve estar sempre bem alinhado à peça – e sem empenamento. Quando começa o movimento de rotação da ferramenta, um empenamento acaba sendo transferido para a peça, prejudicando o nivelamento. Quem usa muito a ponta do prato acaba provocando esse problema. Resultado: a lixa tem de ser descartada bem antes de cumprir sua vida útil.
4 – Só use a lixadeira roto-orbital com aspiração, porque o pó gerado no processo é prejudicial ao meio ambiente. Faça a sua parte: colete o pó de maneira ecologicamente correta e o entregue a empresas especializadas na destinação desse material.
5 – Lubrifique a lixadeira periodicamente para evitar o ressecamento das palhetas. E só use óleos apropriados para ferramentas pneumáticas. A exceção vai para alguns modelos de lixadeiras que são blindadas e não precisam de lubrificação.
Fonte: Clube das Oficinas
Comments are closed