Veja o passo-a-passo de como realizar os testes necessários no sensor de nível de partida a frio
O sensor de nível de combustível do reservatório de partida à frio é composto basicamente de um reed switch (interruptor acionado por ímã) e um flutuador.
Quando o nível de combustível está abaixo do mínimo permitido, o campo magnético gerado pelo ímã que está acoplado ao flutuador age sobre o reed switch, que fecha o contato elétrico.
Quando o nível de combustível está acima do mínimo permitido, o reed switch não sofre ação do campo magnético do ímã do flutuador, e abre o contato elétrico.
Passo 1
Verificação do estado visual da peça
Com o conjunto do sensor de nível de combustível fora do reservatório, movimente-o na posição vertical rotacionando 180° e observe se o flutuador está movimentando livremente.
Caso esteja obstruído, retire o flutuador de dentro do conjunto do sensor de nível de combustível e efetue a limpeza, tanto do flutuador quanto do corpo do sensor.
O flutuador está se movendo livremente?
Sim: Prossiga para o Passo 2.
Não: Proceda com o reparo de acordo com o problema identificado.
Passo 2
Verificação do flutuador.
Coloque o flutuador dentro de um recipiente com combustível e verifique se o mesmo irá flutuar.
O flutuador está ok?
Sim: Prossiga para o Passo 3.
Não: Substitua o conjunto do sensor de nível do combustível.
Passo 3
Verificação de funcionamento do sensor.
Com um multímetro na escala de resistência ou de continuidade, meça o valor da resistência com o flutuador na posição de mínimo (aproximadamente 0 Ohms) e depois com o flutuador na posição de máximo (circuito aberto).
A continuidade do interruptor do flutuador está ok?
Sim: Recoloque a peça no veículo e faça um diagnóstico/reparação nas ligações elétricas.
Não: Substitua o conjunto do sensor de nível de combustível.
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