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Tecnologia a favor da sua oficina – O avanço tecnológico das últimas décadas não só melhorou a vida das pessoas, como beneficiou e impulsionou os negócios em quase todos os campos. Softwares de gestão tornaram os processos dinâmicos, simples e diminuíram custos.

Dispositivos eletrônicos proporcionaram maior liberdade na execução das tarefas e sistemas CRM (Customer Relationship Management) ampliaram a comunicação com os clientes.

Por isso é importante que todo empreendedor use soluções de tecnologia para otimizar as atividades de sua oficina. Neste guia, você vai aprender a utilizar a tecnologia a favor da sua oficina.

Implantar tecnologias modernas que facilitem a manutenção de veículos pesados e a diesel também é uma forma de melhorar a relação com o cliente. Pois é possível otimizar o atendimento e diminuir o tempo de espera para atualizações e reparos, o que impacta positivamente na satisfação dos consumidores.

Um desses exemplos é a utilização de elevadores hidráulicos, os quais tornam as manutenções mais práticas, flexíveis e seguras para os trabalhadores.

Consequentemente, agilizando o serviço e deixando o cliente contente.
O acompanhamento de tendências na área também é vital para quem deseja aprimorar os serviços e atrair um público maior.

Isso porque os veículos são atualizados e modernizados mais rapidamente, com novos recursos adicionados com maior frequência. Como exemplo, temos:

  •  Tecnologias de voz que permitem comandos diretos para o sistema do veículo;
  • Equipamentos de rastreamento modernos, menores e eficientes. Inclusive já existem alguns direcionados a partes específicas do veículo, como os pneus;
  • Automação impulsionada por sensores de distância, câmeras e sistemas de navegação;
  • Computadores integrados e equipamentos mais efetivos no monitoramento das condições do veículo;
  • Sistema de cancelamento de ruído;
  • Painéis eletrônicos mais dinâmicos e eficientes para a visualização dessas informações;
  •  Assistente de frenagem para otimizar a resposta dos freios em diferentes terrenos;
  •  Veículos movidos a tipos distintos de energia, além dos híbridos;
  • Peças mais resistentes, flexíveis e feitas de materiais com propriedades cada vez mais otimizadas;
  • Componentes eletrônicos que facilitam a direção e fornecem métricas para a avaliação de desempenho do veículo.
    Ou seja, itens que pareciam apenas coisa de ficção científica já fazem parte de vários modelos no mercado.
    E não só naqueles exclusivos, mas também em muitos produzidos em série.

Um sistema de gestão automatizada ajuda a otimizar processos internos

Para começar, é interessante possuir um sistema de gestão automatizado. Por meio dele é possível:

  •  Realizar cadastro de clientes e fornecedores;
  •  Organizar as contas a pagar e valores a receber;
  •  Realizar a gestão da qualidade;
  •  Monitorar melhor o estoque;
  •  Gerir aspectos operacionais, como balanceamento
    e alinhamento de veículos pesados;
  •  Controlar descontos;
  •  Verificar informações sobre produtos e serviços
    ao atender clientes etc.

Tecnologia aproxima o cliente da oficina

No mercado existem softwares que possibilitam incluir informações de identificação e as etapas da manutenção em que se encontra o veículo de um cliente.

Desse modo, por meio da internet (no site da oficina) ele pode checar o que já foi feito e o que falta para terminarem um conserto, além de quais peças foram trocadas ou ajustadas. Isso causa um impacto enorme na avaliação do cliente, o qual passa a se sentir mais seguro e menos ansioso enquanto espera a conclusão do serviço.

Em alguns casos, esse diferencial já conta até com câmeras que enviam imagens do veículo para o dono poder acompanhar o que está sendo feito nele em tempo real.

A transparência possibilitada por tal serviço vira um ponto positivo, especialmente entre os proprietários de veículos pesados, luxuosos ou importados.

Como custam valores expressivos, a insegurança em relação a como serão guardados e de que modo a manutenção será feita tende a ser maior.

O sistema de monitoramento resolve isso e ainda pode fidelizar o cliente, já que ele observará o seu veículo sendo tratado com cuidado e de forma adequada.

Fonte: Chiptronic – Especialista em desenvolvimento de equipamentos tecnológicos de diagnose e reparação automotiva.

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