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Manual sobre correias – Parte 7 – Tensionadores e Polias – (Primeira Parte)

Chegamos a mais uma edição do Brasil Mecânico, o jornal da Reparação Carioca e como temos feito nos últimos meses, seguimos abordando todos os aspectos que envolvem os diversos tipos de correias automotivas.

Já falamos sobre as características, componentes, defeitos e soluções para Correias Dentadas, Correias Poly V, Tensionadoras e Correias Elásticas. Neste mês, falaremos sobre Tensionadores e Polias.

Trazemos todas as informações sobre sua utilidade, seus componentes, defeitos mais comuns e como repará-los. Fique atento em mais um material da Dayco, fabricante de correias automotivas, que trazemos para você!

correias

Tensionadores e Polias

Os tensionadores de correia sincronizadora são utilizados para aplicar carga constante e controlada sobre ela, bem como absorver as variações de carga, resultantes dos vários regimes a que estão sujeitos os motores.

A finalidade é garantir que a correia permaneça em contato constante com o sistema de polias, compensando eventuais folgas ou tensões excessivas, garantido o perfeito sincronismo entre os órgãos móveis do motor.

Para verificar se os projetos atendem às exigências, são feitos testes em dinamômetro, simulando as características de funcionamento do motor, onde são colhidas todas as informações sobre o comportamento do tensionador, aprovando-o ou detectando eventuais correções necessárias.

Nunca dobre ou pendure a correia pois isso pode criar vinco nas mesmas, comprometendo a sua durabilidade.

Para verificar se os projetos atendem às exigências, são feitos testes em dinamômetro, simulando as características de funcionamento do motor, onde são colhidas todas as informações sobre o comportamento do tensionador, aprovando-o ou detectando eventuais correções necessárias.

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