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ISO 9001
Certificação é passo importante para diferenciar sua oficina

Uma das etapas mais importantes para a oficina ter a confiança do cliente e a segurança necessária para funcionar é a certificação ISO 9001. É primordial ter o atestado de qualidade e conformidade para poder desempenhar as funções propostas diariamente. O ISO 9001 está totalmente ligado à gestão e por isso trazemos, no Brasil Mecânico deste mês, um material completo desenvolvido pela Chiptronic.

Você ficará por dentro do que é o ISSO 9001, como conseguir e como ele impacta nos negócios da sua oficina. Confira:

Mas, afinal, o que é a ISO 9001?

Ela é uma certificação que define as normas da gestão da qualidade empresarial. O objetivo dela é fazer com que os processos se tornem mais eficientes, ao ponto de garantir a qualidade dos produtos e serviços que são oferecidos aos clientes.

Como uma oficina pode obter essa certificação?

Apesar de o conceito parecer simples, o processo de obtenção da ISO 9001 é demorado, visto que requer uma série de análises e mudanças nos métodos de trabalho. De forma resumida, as etapas de uma certificação compreendem:

  • A definição de um método de implantação

Antes de iniciar a parte prática da certificação, é preciso definir qual será o método utilizado para a implantação dos requisitos exigidos pela norma. Só depois que essa definição é feita que se pode começar a planejar melhor todos os aspectos da certificação.
Dessa forma, é preciso definir quem serão os responsáveis — se for o caso, vale a pena contratar um serviço de consultoria para auxiliar — e iniciar o diagnóstico dos processos atuais.
Por meio dos resultados, é possível comparar com o que a norma requer e, com isso, saber quais mudanças são necessárias para se enquadrar nas exigências.

  • Conscientização dos colaboradores

O empenho da equipe é essencial para que as mudanças possam ser aceitas e colocadas em prática, sem que haja problemas. Talvez seja necessário aplicar um treinamento para explicar como funcionará o novo método de trabalho.

  • Implantação dos requisitos

Essa já é a parte prática do processo de certificação. Nessa etapa, começam a ser realizadas as mudanças necessárias nos processos. Para evitar que lá no final seja necessário realizar grandes mudanças e atrapalhar o que já foi feito, o ideal é realizar pequenas auditorias e verificar se algum ajuste ainda é necessário — essa medida ajuda a economizar tempo e trabalho.

  • Auditoria de certificação

Assim que todos os requisitos já foram implantados e a auditoria interna autorizou a dar continuidade, é necessário contratar uma consultoria externa, que será a responsável por fornecer a certificação ISO 9001, ou apontar quais aspectos ainda precisam ser melhorados para que a empresa possa se tornar certificada.

Como uma oficina pode obter essa certificação?

Os benefícios alcançados vão desde a mudança na rotina, até as vantagens obtidas após a certificação. Podemos citar:

  •  Melhoria nos métodos de trabalho utilizados;
  •  Processos mais eficientes — que evitam desperdícios e aproveitam melhor os recursos;
  •  Melhora na gestão, que acompanha de perto os resultados dos processos e pode tomar decisões mais precisas;
  •  Aumento no grau de satisfação dos clientes, proporcionado pela melhoria na qualidade dos serviços e do atendimento;
  •  Melhora a imagem da oficina no mercado, visto que a certificação passa uma credibilidade maior — já que a empresa atua com um padrão de qualidade que é reconhecido internacionalmente.

Apesar de ser um processo moroso e complicado, a ISO 9001 ajuda a promover mudanças significativas que beneficiam a empresa, principalmente no que diz respeito à imagem que ela transmite para o mercado.

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