fbpx
Sobrecarga, trancos e esforços excessivos interferem na durabilidade das peças.

Responsável por transmitir a energia gerada pelo motor para o eixo diferencial, que, por sua vez, transferirá para as rodas, o eixo cardan, composto por eixo tubular, conta com diversos componentes, entre eles, cruzetas, luvas, ponteiras, garfos, mancais, flanges de acoplamento e terminais, que se precisarem ser substituídos podem gerar gastos expressivos. “A recomendação é realizar a inspeção preventiva periodicamente, pois caso o eixo cardan quebre, o veículo pode inesperadamente parar”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

A inspeção preventiva e alguns cuidados podem prolongar a durabilidade dos componentes do eixo cardan. “É essencial evitar sobrecarga, trancos e esforços excessivos e não esquecer a lubrificação adequada”, comenta. Bastante simples, a lubrificação abrange as partes móveis do cardan – cruzetas, ponteiras e luvas. Segundo Silva, dois pontos são importantes na hora da lubrificação – atentar-se ao intervalo recomendado pelo fabricante e à graxa utilizada, classificada como extrema pressão 2. “É aquela que se transforma em líquido acima de 120º. Não é recomendado lubrificar componentes de cardan e cruzetas com graxa de chassi.

As condições de uso do veículo também devem ser consideradas. “É preponderante observar as condições para garantir manutenção correta”, alerta. Os intervalos para lubrificação estão relacionados com a utilização do veículo. Se o caminhão circula na cidade, o ideal é fazer a cada 10 mil km ou um mês. Em uso rodoviário, os prazos podem ser maiores: até 20 mil km ou três meses, o que ocorrer primeiro. Em aplicações severas ou fora de estrada, a lubrificação deve ser feita a cada 15 dias.

Caso necessite efetuar a troca de um dos componentes do eixo cardan é fundamental exigir marca de qualidade para garantir durabilidade e eficiência das peças. A Nakata possui a linha de componentes completa do cardan, composta por cruzeta, garfo, flange, flange acoplamento, luva/ponteira luveira/pontuva, terminal, ponteira com rosca e subconjunto mancal central. “Os componentes de cardan Nakata são fabricados em aço e indicados para qualquer tipo de cardan, possibilitando encaixes perfeitos com baixos índices de vibração, robustez, eficiência e durabilidade na transmissão de força”, explica. As peças também possuem gravação do código do item, facilitando a0.

Categories:

Comments are closed