fbpx

Organizações deverão obter as novas certificações até 14 de setembro de 2018

O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) alerta para o fim do prazo de transição das normas ISO 9001:2015 (Gestão da Qualidade) e ISO 14001:2015 (Gestão Ambiental). Todas as organizações precisarão atender os novos requisitos até 14 de setembro de 2018, quando a ISO 9001:2008 e a ISO 14001:2004 perderão a validade.

Aplicadas há cerca de 30 anos pelas organizações, as duas normas de qualidade somam atualmente mais de 1,3 milhão de certificados em quase 200 países. Para Sérgio Kina, gerente técnico do IQA, as novas versões apresentam atualizações bastante lógicas e fornecem padrões que abordam questões-chave para o presente e o futuro das organizações.

“A nova norma ISO 9001 reforça o envolvimento da liderança no sistema de gestão, introduz o pensamento baseado em risco e alinha a política do sistema de gestão com a estratégia da organização. Já as mudanças da ISO 14001 se concentram em questões como o desempenho ambiental, o pensamento do ciclo de vida e a liderança ambiental das organizações”, aponta.

Caso ainda não tenham iniciado a transição, as organizações já precisam analisar os novos requisitos e fazer as adequações necessárias aos sistemas de gestão, uma vez que a falha na obtenção das recertificações até o prazo pode afetar a capacidade de fornecimento, conforme alerta Kina. Em paralelo, já precisam fazer o planejamento para a auditoria de transição.

“Atender os novos requisitos das normas significa declarar aos clientes, fornecedores e demais partes interessadas o seu compromisso com a qualidade e a preservação do meio ambiente. São diversos os benefícios da contínua certificação, como o acesso a mercados, domésticos e internacionais, e a assistência para o atendimento de requisitos regulamentares”, exemplifica.

O IQA é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), para a certificação de sistemas de gestão da Qualidade NBR ISO 9001 sob a identificação OCS 0013 e para a certificação de sistemas de gestão ambiental NBR ISO 14001 sob a identificação OCA 0023.

Categories:

Comments are closed