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Pintura TRICOAT
Processo que permite efeitos diferenciados na pintura do carro tem distinções importantes quanto ao trabalho convencional

A pintura tricoat consiste na aplicação de camadas adicionais de efeito sobre a base, trazendo uma aparência de cor muito mais viva para a superfície. O resultado exibe profundidade de cor adicional e diferentes nuances da cor, dependendo do ângulo pelo qual o veículo está sendo visto. Esse tipo de pintura automotiva teve início no Brasil lá na década de 90, mas com custos muito mais altos se comparados aos das pinturas lisas ou metálicas daqueles tempos.

Eis que, 20 anos depois, a pintura tricoat tem marcado presença significativa nas montadoras, agora com cores novas e chamativas, agradando aos clientes, principalmente, pelo visual diferenciado. Confira a seguir os principais diferenciais desse processo de pintura em relação aos convencionais.

Componentes e técnicas

As grandes diferenças do processo tricoat em relação aos demais estão na formulação dos componentes de pintura e nas técnicas de aplicação das camadas. Para as pinturas convencionais, temos a aplicação da base (cor do carro), que pode ser lisa ou metálica. Após a aplicação dessa camada, é aplicado um verniz com o objetivo de “selar” a base e dar brilho à pintura. Já no processo tricoat, sobre a base temos a aplicação de outras camadas, que recebem pigmentos adicionais – é o que vai proporcionar o efeito diferenciado na pintura. Esses pigmentos podem estar na forma de pó, o chamado “pérola poliéster”, que são misturados em um verniz poliéster. O efeito pérola pode ser obtido também com a pérola líquida e verniz específico para pinturas à base d’água, que são aplicados sobre a base.

Acerto de cor é mais complexo no processo tricoat
Processo deaplicação

Outra grande diferença está no número de camadas aplicadas entre a base e o verniz. Dependendo desse número, a cor terá variações em sua tonalidade, podendo ficar mais escura, por exemplo, caso a base seja clara e o verniz e pérola sejam escuros. O inverso também pode ocorrer: a cor final fica mais clara caso a base seja escura e o verniz e pérola tenham tonalidades claras.

Acerto de cor

A grande dificuldade ainda encontrada no mercado é no acerto de cor da pintura tricoat. Diferente das cores lisas e metálicas, para as quais basta uma formulação correta e a aplicação com pistola regulada para se obter a cor certa, na tricoat o acerto fica mais trabalhoso. A formulação correta da base também tem influência na cor final. Para as camadas de verniz com pérola, é necessário fazer a aplicação em pelo menos três plaquetas de cor, sendo que cada uma das plaquetas recebe uma camada de aplicação a mais que a anterior, ficando a plaqueta número 1 com uma camada, a número 2 com duas e a plaqueta número 3 com… Isso mesmo, três camadas.

Após a aplicação do verniz com pérola, todas as plaquetas são seladas com verniz e, depois da cura, servirão de referência para o pintor saber quais camadas se aproximam mais da cor original do carro.

Tricoat no mercado brasileiro

Aqui no Brasil, a maioria das montadoras já tem a aplicação de tricoat em algumas versões de veículos, tanto nas mais luxuosas quanto nas mais populares. Exemplos recentes são o Nissan Versa, o Ford Fusion, o Peugeot 3008 e o Fiat Freemont. As principais cores utilizadas na pintura tricoat tendem para branco, azul e vermelho.

Fonte: CESVI Brasil

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