A insurtech Planetun Services anuncia o lançamento de sua solução para inspeção automotiva baseada em inteligência artificial. Com foco na entrega de ainda mais eficiência, o App Web de Vistoria Prévia da Planetun chega em 2019 redesenhado, com uma versão completamente nova desenvolvida com metodologia e tecnologia da IBM.
O processo de inspeção e conclusão do contrato de seguro pode agora ser realizado em tempo real por meio do IBM Visual Recognition.
“Nosso objetivo é revolucionar o mercado segurador transformando a experiência do usuário. Essa grande inovação é apenas o pontapé inicial na melhoria da jornada do cliente para melhorar a experiência no processo de contratação e uso do seguro”, comenta Henrique Mazieiro, sócio-fundador e CEO do Grupo Planetun.
A insurtech já acumula em seu portfólio a criação de app’s web que levam mobilidade para diferentes processos de negócios do setor de seguros e automotivo, entre eles o App Web de Vistoria Prévia. Com a solução, o segurado recebe uma mensagem em seu dispositivo móvel com um link que o direciona para a aplicação.
A partir daí, seguindo as instruções, o próprio usuário envia imagens de pontos do seu automóvel, como a diagonal traseira e dianteira do veículo, motor, chassi e documento, diretamente para a avaliação da seguradora. A inovação facilita a contratação e aceitação de seguros, levando agilidade e comodidade para os usuários.
Em 2018, a Planetun realizou 110 mil processos de autovistoria com uma média de adesão e retorno positivo em 70% dos casos em função de imagens inconsistentes. O que a empresa pretende agora é agilizar ainda mais a jornada do cliente e das seguradoras.
Algumas vezes os pedidos de seguro são rejeitados porque as imagens enviadas estão incorretas, o que aumenta o tempo de validação da vistoria em até 48h. Usando o IBM Watson Visual Recognition, a insurtech espera reduzir a contagem de rejeições, diminuindo o tempo de avaliação e o processo de aprovação de 24 horas para 12 horas.
A tecnologia inovadora foi desenvolvida por meio da metodologia IBM Garage, com o intercâmbio de profissionais entre as duas empresas, que trabalharam durante oito semanas na atualização do produto e troca de experiências.
“A metodologia IBM Garage ajuda as companhias a desenvolver soluções de negócio que tenham como base a aplicação das novas tecnologias como inteligência artificial e blockchain, dando agilidade à criação de novos projetos”, diz Thiago Viola, líder de Watson e Cloud Platform, Digital IBM Brasil.
Para os usuários, outra vantagem do App Web de Vistoria Prévia é o fato de não precisar de qualquer instalação no aparelho celular, o que melhora ainda mais a experiência. O procedimento ainda pode ser realizado no horário e local de preferência do segurado, sem necessidade de deslocamento, agendamento ou perda de tempo.
Já para as seguradoras, a solução também oferece personalização de acordo com a identidade visual da empresa, segurança com serviços de geolocalização para verificar a autenticidade do endereço cadastrado e algoritmos que identificam fraudes nas imagens enviadas, além de recursos avançados de chat, áudio e vídeo.
Para Mazieiro, o novo produto é um marco de transformação no futuro da empresa e do mercado: “Vamos entregar velocidade e segurança para as seguradoras, ao mesmo tempo que proporcionamos uma experiência única no mercado segurador para seus clientes”.
Comments are closed