fbpx

As tecnologias e sistemas Bosch presentes no Cargo Connect da Ford estão alinhadas à tendência de uma condução mais econômica, segura, confortável e que gere o menor impacto possível ao meio ambiente.

Entre as soluções estão os sistemas de assistência ao condutor e direção autônoma, como o assistente de permanência em faixa, o sistema preditivo de frenagem de emergência, alerta de fadiga além de inovações com foco na produtividade como: gerenciamento inteligente de carga, diagnose preditiva, solução de estacionamento seguro, aplicativo que mede a performance do motorista entre outros.

O futuro da mobilidade será cada vez mais conectado, automatizado e eletrificado e a Bosch vem atuando fortemente para oferecer soluções multimodais atreladas às essas três vertentes.

Dessa forma, a parceria com a Ford para o desenvolvimento de um projeto desenhado para atender a demanda do mercado local e que visa mostrar como os caminhões irão evoluir no curto e médio prazo no Brasil, está diretamente ligada à estratégia empresa que é desenvolver tecnologias de vanguarda e ser um agente na busca de uma mobilidade mais sustentável e inteligente.

Soluções Bosch no Cargo Connect

Pesagem de carga inteligente – trata-se do desenvolvimento local de um conceito que pesa a carga que está sobre o caminhão. A solução disponibiliza a informação para o usuário, possibilita a transmissão telemática da informação e o uso da informação em associação com outras soluções tecnológicas.

Reconhecimento de sinalização de Trânsito – capta informações das placas de trânsito e transmitem os dados ao condutor no painel de instrumentos ou display. A câmera multifuncional detecta e classifica sinais de trânsito circulares, triangulares e retangulares, como limites de velocidade, restrições de ultrapassagem, incluindo o início e final dos trechos onde os limites de velocidade estão em vigor.

Sistema preditivo de frenagem de emergência – as colisões traseiras estão entre os piores incidentes e este sistema, também conhecido como AEB, pode prevenir tais colisões totalmente ou, pelo menos, atenuar consideravelmente o impacto desses acidentes. Por meio de radar e câmera, ao detectar um obstáculo à frente, a tecnologia prepara o veículo para uma frenagem de emergência e alerta o motorista. Se este não responder, o sistema realiza uma frenagem parcial e, assim que o motorista pisa no freio, aumenta a potência da frenagem. Se o motorista não tomar nenhuma ação, realiza a frenagem autônoma de emergência.

Sistema de câmera 360º – quatro câmeras instaladas na frente, traseira e laterais do caminhão permitem uma visão 360º em perspectiva aérea do veículo, na tela do painel ou por acesso remoto (celular ou computador). O sistema potencializa a visão do motorista, sem pontos cegos, com redução dos riscos de colisões e acidentes.

Alerta de ponto cego Cargo Connect – o sistema monitora continuamente a área ao redor do veículo, detectando de forma confiável os veículos no ponto cego do motorista, por meio de dois radares instalados no para-choque. Ao detectar a aproximação de veículos, o sistema alerta o motorista.

Piloto Automático Adaptativo – Com o auxílio de um radar que monitora a área à frenteículo,stemaprogramar uma velocidade constante, ajustada ao fluxo do trânsito e mantendo uma distância predefinida do carro à frente. O sistema permite uma viagem mais confortável e segura, com menor risco de colisões, economia combustível já que há menos frenagens e acelerações bruscas.

Detecção de sonolência do condutor – o sistema de detecção de sonolência do condutor é uma função de software que analisa constantemente o comportamento de direção do motorista por meio de informações coletadas pela câmera multifunção e do sensor de ângulo de direção do veículo. A tecnologia reconhece fases em que o condutor deixa de controlar brevemente a direção, mas depois corrige abruptamente a direção do veículo. Essas fases são um sinal de diminuição concentração e aumento da fadiga. Quando a função reconhece sinais de sonolência, emite um sinal visual e sonoro para fazer uma parada de descanso.

Assistente de permanência em faixa – através de uma câmera, o sistema monitora as marcações da pista para determinar a posição do veículo em relação à faixa. Caso detecte que o veículo está a ponto de sair da faixa involuntariamente, sem o acionamento do pisca, ele alerta o motorista com uma vibração no volante. A função é ativada a partir da velocidade de 60 km/h.

Controle de farol inteligente – A câmera multifunção detecta os veículos à frente e o tráfego que se aproxima, adaptando a iluminação para garantir máxima visibilidade, sem prejudicar os condutores dos outros veículos. O sistema também realiza o ajuste de alcance do farol alto alternando entre níveis de alto e baixo. Com isso, a área entre o veículo à frente ou um veículo no sentido contrário é melhor iluminado, uma vez que o refletor dos faróis dianteiros se adapta continuamente.

Estacionamento seguro para caminhões – serviço de conveniência para o motorista, que passa a ter um local seguro e monitorado para descansar. O agendamento é feito por meio de um aplicativo, onde o motorista terá a possibilidade de pernoitar em pátios equipados com câmeras de monitoramento na rede de distribuidores Ford. Além de dispor de dormitório, chuveiro e refeitório, o motorista também poderá aproveitar a parada para fazer serviços de manutenção no caminhão.

Sistema de diagnose preditiva – o motorista receberá por meio de um aplicativo uma análise do caminhão e poderá programar a manutenção antes que o mesmo quebre. O módulo do caminhão é a fonte de informação que enviará ao gestor da frota ou ao motorista dados do veículo. Além de evitar paradas não programadas, já que diagnóstico preditivo facilita a previsão da condição do componente, o sistema também possibilita um planejamento otimizado das tarefas de manutenção com base nos dados do veículo.

Gameficação Cargo Connect – por meio de um aplicativo, que segue o mesmo conceito dos “games”, é possível conferir o desempenho do motorista na direção. O sistema permite que o motorista e/ou gestor da frota receba informações sobre a condução para que os comportamentos positivos sejam reforçados e os negativos sejam evitados. O sistema também pode ser usado pelo gestor da frota como parâmetro para remuneração ou premiação do motorista com base na produtividade da operação.

Realidade aumentada – sistema auxilia a demonstração de novas tecnologias embarcadas durante a venda do caminhão, já que possibilita a visualização de informações complexas durante a manutenção do veículo, reduzindo custos da garantia, por exemplo.

Tags:

Comments are closed