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A segurança e o rendimento de um caminhão estão diretamente ligados à escolher o pneu correto e mais adequado à sua operação. E essa é uma decisão de compra que deve levar em consideração quatro quesitos principais: características do trajeto, velocidade média trafegada, carga transportada e posição da montagem.

No caso do segmento regional, nicho que responde pela maior parcela do mercado e representa a principal condição de uso das estradas brasileiras, a Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, recomenda a utilização de modelos desenvolvidos especificamente para essa aplicação. O uso de um pneu inadequado implicará, além de comprometimento da segurança, em um maior custo de manutenção e em um gasto com combustível acima do planejado.

escolher o pneu correto

“Estradas asfaltadas – mas em diferentes condições de manutenção; velocidade variável e aclives e declives acentuados caracterizam o cenário da aplicação regional no Brasil. São condições que que demandam uma banda de rodagem que ofereça rendimento quilométrico, alto poder de tração e de frenagem, além de uma carcaça que suporte recapagens”, explica Rafael Figueiredo, especialista de produto da Continental Pneus, lembrando que é sobre os pneus do caminhão e sobre a suspensão que se concentra todo o peso da carga e tração do motor.

Figueiredo alerta que no momento da aquisição devem ser observadas a especificidade da operação à qual o pneu se destina e também e o seu eixo de aplicação: dianteiro, trativo ou livre. “Nesse segmento, o índice de recapabilidade é um fator decisivo, pois prolonga a sua utilização. através de uma segunda ou mesmo de uma terceira vida. Nossos modelos podem ser recapados com as bandas de rodagem ContiTread, um produto desenvolvido com o desenho original do pneu novo visando maximizar a recapabilidade e garantir a performance quilométrica”, destaca.

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