PETRONAS lança linha de produtos da nova categoria API SP

Nova categoria API SP – A PETRONAS Lubrificantes Brasil, empresa que fabrica e comercializa uma linha completa de lubrificantes automotivos e industriais de alta qualidade, anunciou hoje o upgrade de dois produtos e um novo produto da linha PETRONAS Syntium, todos em conformidade com o mais recente padrão API SP, que especifica requisitos mais rigorosos e avançados para desempenho de lubrificantes em motores de veículos de passeio a combustão. A partir deste mês, os produtos PETRONAS Syntium 800 SE, 10W-30 e 15W-40, e o novo PETRONAS Syntium 800 SE 10W-40 já estarão disponíveis com a categoria API SP.

Upgrades e lançamento da linha PETRONAS Syntium chegam ao mercado este mês, atendendo aos mais rigorosos padrões de desempenho de lubrificantes

Além de superar as classificações de API anteriores com requisitos de desempenho mais rigorosos relacionados a performance e proteção ao motor, o API SP garante eficiência máxima para diversos tipos de motores. A nova tecnologia para carros de passeio movidos a gasolina e/ou álcool atende às principais necessidades básicas do mercado brasileiro para diferentes configurações do motor, incluso aqueles com injeções diretas.

“A utilização dos lubrificantes PETRONAS Syntium com a nova classificação API SP previne motores modernos contra a ocorrência de um fenômeno chamado de LSPI (low-speed pre-ignition), que traduzimos como uma queima da mistura ar-combustível antes de seu momento ideal, o que gera aumento de pressão nos cilindros, podendo causar ruídos e até mesmo danos aos componentes internos do motor”, explica Marcelo Capanema, Diretor Técnico de lubrificantes da PETRONAS para as Américas. “Mesmo os motores que não possuem injeção direta ou turbocompressores, onde o manual do veículo pedir um lubrificante API SN somente, a indicação do novo API SP vai garantir maior proteção e durabilidade neste motor”, complementa.

 nova categoria API SP

Como parte do DNA de inovação contínua da empresa, a PETRONAS possui no Brasil, desde 2018, um centro de excelência em pesquisa e tecnologia para o mercado de lubrificantes, localizado em Contagem (MG). “Com os equipamentos e ensaios disponíveis em nosso Centro de Excelência, somos capazes de realizar mais de 120 tipos de testes em lubrificantes, que asseguram um ciclo rápido de desenvolvimento de produtos utilizando tecnologia de ponta alinhada aos padrões de qualidade mundial da companhia. Por essa razão, conseguimos ser protagonistas no mercado brasileiro em novos lançamentos, antecipando-nos às necessidades do segmento”, explica Marcelo Capanema.

Este ano, a empresa planeja ampliar ainda mais seu portfólio de produtos suportados pela categoria API SP juntamente com normas de montadoras e outras especificações internacionais. No segundo semestre, serão anunciados ao mercado novos produtos da linha PETRONAS Syntium e da linha PETRONAS Selenia.

Sobre a PETRONAS Lubrificantes Brasil

A PETRONAS Lubrificantes Brasil (PLB) é a divisão de fabricação e comercialização de lubrificantes da PETRONAS Lubricants International, responsável por atender às necessidades dos clientes na América Latina. A PLB tem uma das mais modernas fábricas, localizada em Contagem, Minas Gerais, com capacidade de produção de 220 milhões de litros por ano. Apoiada por uma ampla rede logística e centros de distribuição em Contagem, Curitiba, Recife e São Paulo, a PLB está comprometida em atender as demandas de lubrificantes industriais e automotivos na América Latina.

Sobre a PETRONAS Lubricants International (PLI)

A PETRONAS Lubricants International (PLI) é o braço global de fabricação e comercialização de lubrificantes da PETRONAS, a empresa nacional de petróleo da Malásia. Fundada em 2008, a PETRONAS Lubricants International fabrica uma gama completa de lubrificantes automotivos e industriais e comercializa em mais de 90 mercados globalmente. Com sede em Kuala Lumpur, a PLI tem mais de 30 escritórios de marketing em 27 países, administrados por escritórios regionais situados em Kuala Lumpur, Turim, Belo Horizonte, Chicago e Durban.