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A função do fluido é a de transferir a pressão exercida no pedal de freio para o acionamento das pastilhas e sapatas, que em contato com os discos e tambores geraram atrito, reduzindo a rotação das rodas,  permitindo a frenagem do veículo.  Ele também lubrifica e previne a corrosão das peças do sistema.

  • O ideal é que a troca seja feita conforme recomendado pelo fabricante no manual do proprietário ou a cada 12 meses
  • O fluido para freio de alta qualidade é essencial para garantir que os freios funcionem corretamente

É importante destacar que o fluido para freio é uma substância sintética que pode absorver água. Ao longo do tempo isso pode provocar alteração da viscosidade e diminuição da temperatura de ebulição. Os gases resultantes dessa ebulição podem provocar perda parcial ou total dos freios devido à excesso de água no fluido ou bolhas que podem ser geradas por alta temperatura. Além disso, pode haver corrosão de componentes metálicos do sistema. A alteração da viscosidade do fluido para freio pode retardar a velocidade do acionamento do sistema e impactar na sua eficácia. Por isso a importância da troca correta, verificação de possíveis contaminações e a importância de sempre utilizar o DOT correto escrito na tampa do reservatório e indicado no manual do veículo, explica Tales Miranda, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Produtos da ZF Aftermarket.

Dicas úteis sobre como verificar a condição do fluido

A verificação regular do sistema contribui para um aumento expressivo na segurança do veículo.

A ZF Aftermarket disponibiliza aos mecânicos a ferramenta TRW “Teste Fácil” para ajudar na análise da quantidade de água encontrada no fluido. Ao realizar o teste, uma luz vermelha pode indicar a necessidade de troca do fluido ou uma luz verde informar que o fluido está em perfeito estado.

Nível do fluido baixo pode ser um indício de desgaste dos componentes de freio ou em casos mais críticos, pode indicar vazamento em algum dos componentes. Neste caso deve-se levar para avaliação em oficina especializada.

Como escolher e trocar o fluido

Para escolher o fluido para freio é importante estar ciente que a especificação muda de acordo com o veículo, o que faz com que a indicação seja sempre a a de verificar o DOT especificado na tampa do reservatório e confirmar a informação no manual de cada proprietário.   Quanto menos viscoso, maior será o DOT do fluido. O índice de proteção quanto ao ponto de ebulição vai depender da particularidade de cada projeto de veículo. Importante frisar que a ZF Aftermarket recomenda a troca em oficinas especializadas”.

Existem três formas de trocar o fluido para freio. Uma é a sangria automática por equipamento, a segunda é a sangria manual feita por acionamento no pedal do veículo e a terceira por gravidade, que é mais demorada. Na versão manual, o mecânico deve sempre se informar se o sistema de freio é diagonal ou paralelo, pois esta informação impacta na forma de sangria.

Para fazer a sangria, a ZF Aftermarket oferece o Sangra Fácil. Trata-se de um equipamento que executa a troca dos fluidos para qualquer tipo de freio e/ou embreagem, seja leve ou pesada. É um aparelho que traz como benefício a redução de mão de obra na oficina, pois permite que apenas um operador faça o trabalho, reduzindo custo operacional e agregando qualidade, agilidade e segurança ao processo. A ZF Aftermarket não recomenda  fazer a sangria utilizando ar comprimido, pois esse sistema contamina o fluido com óleo e água devido a seus periféricos para funcionamento da linha de ar e do compressor.

Antes de utilizar o Sangra Fácil, é importante verificar se o sistema de freio e/ou embreagem já passou por revisão, pois caso haja qualquer problema, este deve ser reparado antes de realizar a sangria. Outra recomendação é verificar o estado de limpeza do reservatório, pois se o mesmo estiver escuro deve ser trocado ou lavado. Não é recomendado utilizar água para lavar o reservatório, pois qualquer vestígio restante é suficiente para baixar o ponto de ebulição do fluido. A melhor indicação neste caso é a de utilizar o próprio fluido novo para freios para o processo de limpeza.

Portfólio de fluidos para freio TRW Varga

A ZF Aftermarket oferece um amplo portfólio de fluidos para freio TRW Varga, que garantem um comportamento perfeito de frenagem, oferecem proteção ideal contra corrosão e trabalham perfeitamente em conjunto com os sistemas de frenagens mais atuais. Os fluídos TRW Varga podem ser utilizados em automóveis de passeio, veículos leves, comerciais de carga, carros de competições, entre outros.

Como composto sintético, os fluidos TRW Varga contam com as seguintes capacidades de controle de ebulição: DOT 3 suporta até 205º graus; DOT 4 suporta até 230º graus; e DOT 5.1 suporta até 260º graus e tem menor viscosidade.

fluido

A ZF Aftermarket não recomenda misturar tipos diferentes de DOT e marcas de fluidos diferentes. É importante seguir as recomendações de cada montadora.

Líder de mercado há mais de 20 anos com os fluidos das marcas TRW Varga, a ZF Aftermarket ressalta a importância do produto que ajuda na economia com a manutenção do veículo. Os especialistas da ZF Aftermarket recomendam que seus parceiros de oficina lembrem regularmente aos seus clientes sobre a necessidade de verificação do fluido para freio. A indicação é que a troca seja feita conforme recomenda o fabricante no manual do proprietário, ou, seja realizada a cada 12 meses, para  que haja uma boa manutenção preventiva do sistema. De qualquer forma, é importante verificar sempre o seu nível, porque diferente de outros fluidos presentes nos veículos, esse não pode baixar muito. A ZF Aftermarket alerta que atualmente já existe um equipamento específico que indica de forma rápida e precisa a necessidade ou não de troca.

Fonte: ZF Aftermarket – www.amigobomdepeca.com.br

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