fbpx

Seu carro precisa trocar – Fazer a revisão periódica é essencial para garantir a melhor preservação do veículo, garantir eficiência na condução e evitar acidentes. Além da vistoria, em que o funcionamento dos equipamentos e sistemas mecânicos e elétricos do carro é checado por um profissional, é fundamental que o condutor também monitore o veículo. No sistema de freio, por exemplo, a troca e a verificação do nível de fluido deve estar entre as prioridades, afinal ele é um dos componentes responsáveis por garantir eficiência e segurança durante a frenagem do automóvel.

Segundo Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction, é importante ficar atento aos sinais do carro e fazer o monitoramento constante do fluido. “O fluido de freio é um componente higroscópico, ou seja, durante sua vida útil ele absorve umidade e vai perdendo suas características. Através da revisão é possível medir o ponto de ebulição do fluido e até mesmo sua porcentagem de água e a partir dessa análise é possível descobrir se é necessário realizar a troca ou não. Outro quesito importante é ficar atento à data de validade do produto, que pode variar de acordo com o fabricante, mas nunca aplicar vencido”, afirma. 

Confira 4 sinais de que seu carro precisa trocar o fluido de freio, segundo o especialista:

Nível de fluido
Verificar o nível de fluido do veículo deve ser um hábito recorrente para o condutor. Se ele estiver abaixo do nível indicado, mesmo que pouco,  pode afetar todo o sistema de freio e causar problemas na frenagem. O condutor nunca deve completar o fluido, se ele estiver fora do nível indicado é preciso levar o carro para uma avaliação e assim checar a origem do problema.

Perda de eficiência da frenagem
Se ao pisar no pedal de freio você notar que precisa de mais força que o normal, ou que o tempo de resposta do freio está mais lento, procure levar o veículo para a revisão. Essa falha pode indicar a necessidade da troca de fluido. 

Luz no painel
Fique atento à luz do painel. Se a luz de advertência vermelha acende é porque tem algo de errado no sistema hidráulico de freio, podendo ser a mudança na pressão do pedal ou o nível do reservatório de fluido. 

Validade
O fluido de freio possui validade e por isso precisa ser substituído de tempos em tempos. É indicado que a troca do fluido seja feita a cada 10.000 km rodados ou um ano, o que vier primeiro.

SOBRE A COBREQ
A Cobreq é uma das marcas do grupo TMD Friction, a maior fabricante de pastilhas de freio do mundo. A empresa desenvolve lonas, sapatas e pastilhas de freio abrangendo veículos das linhas leve, pesada e de motos. Localizada em uma área de 100 mil m², em Salto, interior de São Paulo, a fábrica representa uma das maiores unidades do grupo TMD Friction fora da Europa. Para mais informações, acesse www.cobreq.com.br.

seu carro precisa trocar

Sobre o Grupo TMD Friction
A TMD Friction, um grupo da Nisshinbo Holdings Inc., é líder global na fabricação de pastilhas de freio para a indústria automotiva. Também fabrica pastilhas de freio a disco e lonas de freio a tambor para aplicações em diversos tipos de veículos. Seu portfólio de produtos também inclui pastilhas de freio esportivas, bem como materiais de fricção para esse segmento. A TMD Friction atende ao mercado global de peças de reposição por meio das marcas Textar, Nisshinbo, Mintex, Don, Pagid e Cobreq, além de desenvolver e produzir revestimentos de fricção para a indústria sob as marcas Cosid. O TMD Friction Group tem quatro plantas fabris na Alemanha, além de outras unidades na Europa, nos EUA, Brasil, México, China, Japão e África do Sul. O grupo possui mais de 5 mil colaboradores em todo o mundo. Para mais informações, acesse www.tmdfriction.com.

 Informações para imprensa:
Alfapress Comunicações

Categories:

Comments are closed