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O novo curso piloto “Procedimentos de Segurança e Diagnóstico em Veículos Híbridos e Elétricos”, foi realizado nos dias 11,12 e 13 de novembro, na unidade de Campinas da Escola do Mecânico

O curso piloto teve carga horária de 24 horas, divididas pelos três dias e abordou o que é necessário saber para fazer a manutenção correta em veículos híbridos e elétricos. Existem algumas normas de segurança, na maioria desconhecidas pelos reparadores para que possam atuar na reparação desses carros. Algumas delas são:

  • Utilizar luvas específicas da classe de isolamento zero, evitando que uma fuga de eletricidade seja capaz de atingir as mãos do reparador;
  • Sinalizar a região ao redor do veículo para que pessoas não treinadas entrem em contato com o carro, evitando assim, possíveis acidentes;
  • Saber como identificar o circuito de alta tensão, de acordo com a padronização de cores para os cabeamentos e conectores instituído pelas marcas;
  • Conhecer as ferramentas que também precisam ser específicas para o reparo.

“Investir na capacitação técnica para mexer com esse tipo de veículo é essencial”, explica Sandra Nalli, Fundadora da Escola do Mecânico. “Sabemos que a produção de híbridos e elétricos já faz parte do presente, eles já estão rodando nas ruas! Não é mais futuro e em breve, eles irão para as oficinas independentes para fazer a manutenção, seja ela preventiva ou reparadora e o mecânico que quiser ter um diferencial técnico, precisa sair na frente e se preparar para esse atendimento.”, finaliza Sandra.

De acordo com o relatório “Car Wars”, realizado por uma instituição americana, 49% dos veículos lançados em 2022 serão híbridos ou elétricos. Para ser mais exato, o estudo prevê que desses 49%, 26% sejam representados por veículos exclusivamente elétricos e 23% híbridos e híbridos plug-in.

O curso foi uma iniciativa em parceria com a empresa TEXA, especializada em equipamentos de diagnóstico, trazido diretamente da Itália (onde há regulamentação para esse tipo de curso e tecnologias), traduzido e adequado para o nosso País, onde está sendo montado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) um comitê específico para regulamentar o assunto por aqui também. Todos os participantes receberam certificado de participação da Escola do Mecânico e outro da TEXA EDU.

Vale ressaltar que a Escola do Mecânico mantém também um site para auxiliar os reparadores a se recolocarem no mercado e as oficinas buscarem profissionais do setor. Quem quiser procurar emprego ou oferecer vaga na sua empresa gratuitamente, basta cadastrar os dados no www.empregamecanico.com.br ou baixar o app Emprega Mecânico no celular pelo Google Play.

Veículos Híbridos e Elétricos

Para mais informações sobre esse e outros cursos disponíveis na Escola do Mecânico, acesse o site oficial da empresa no www.escoladomecanico.com.br.

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