fbpx

A ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e a Webmotors realizaram uma pesquisa sobre intenção de compra de veículos para 2021, considerando comparativo com 2020 e o cenário da pandemia de Covid-19. Realizado com 2.103 usuários do site da Webmotors, de todas as regiões do país, um dos principais apontamentos do estudo é que 96% dos respondentes têm intenção de comprar e/ou trocar o veículo em 2021, com alta expectativa de realizar o negócio ainda no primeiro semestre do ano.

“A tendência é de otimismo para 2021, já que o carro ganhou um papel diferenciado diante do cenário de pandemia por trazer conforto e segurança para o transporte das pessoas”, comenta o CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic. Sobre o perfil do estudo, ele conta que a maior parte dos respondentes é de homens casados. Dos usuários que pretendem trocar de carro em 2021, 75% declararam possuir um ou dois carros atualmente. O estudo traz insights de pessoas que têm interesse em comprar um carro e permite analisar seus diferentes comportamentos.

“A nova pesquisa Webmotors revela algumas tendências diferentes das do ano passado, certamente por conta dos impactos da pandemia no comportamento do consumidor, daí a importância dessa sondagem para ajudar a indústria a direcionar seus esforços”, afirmou o Presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes.

A pesquisa é dividida em dois perfis de entrevistados, onde 75% são clientes que possuem carro atualmente, e outros 25% que não possuem um automóvel. Entre os entrevistados que possuem carro, 19% alegam interesse por um modelo 0km, sendo que, desse volume, 33% dos interessados possuem idade acima de 65 anos. Comparando com clientes que não possuem carros, existe uma diferença de 7 pontos percentuais, já que apenas 12% destes têm interesse por um 0km, sendo que 23% das menções são de usuários a partir de 45 anos.

Sobre a escolha das carrocerias, para os respondentes que não têm carro, o modelo hatch se destaca com 41%. A escolha por carroceria também varia de acordo com a idade dos entrevistados: modelos SUV (32%) e sedan (30%) ganham força entre pessoas com idade de 45 a 65 anos.

Já para os entrevistados que possuem um automóvel, SUV é a carroceria com maior intenção de compra, com 38%. No caso desse perfil de veículo, chamou a atenção que 69% dos usuários que já possuem um SUV, têm preferência por manter-se no segmento no momento da troca. Além disso, usuários de 18 a 34 anos têm maior preferência por sedan, e a partir dos 35 anos a SUV é novamente a principal escolha com mais de 40% das menções.

Para os 4% dos entrevistados que declararam não ter intenção de comprar ou trocar de carro em 2021, as principais razões foram, respectivamente: situação financeira (48%), reflexo da pandemia (33%), preferência por outras formas de mobilidade (10%), sustentabilidade (7%) e uso do carro de parentes ou amigos (2%). Em 2020, a situação financeira (46%) também era o principal motivo indicado, seguido pela preferência por outras formas de mobilidade (18%), este último apresentando queda em relação ao atual cenário devido aos reflexos da pandemia no deslocamento das pessoas.

Pesquisa indica também a intenção de formas de pagamento

A pesquisa da ANFAVEA e Webmotors também levou em consideração a forma de pagamento para a aquisição do veículo. Apenas 5% dos respondentes que já têm um carro declararam a opção pelo financiamento total do veículo na aquisição planejada para 2021. Para aqueles que declararam que ainda não possuem um carro, a opção por financiar 100% do veículo salta para 23%. “O perfil de quem ainda não tem um carro e pretende financiar 100% da sua aquisição é um volume representativo, quase cinco vezes maior do que entre os que já possuem o bem. Do lado positivo, vale citar que esse mercado é bastante desenvolvido e conta com instituições financeiras com bastante experiência para oferecer boas opções de crédito para os seus clientes e, assim, facilitar a aquisição do veículo”, comenta o CEO da Webmotors.

Faça o download da apresentação aqui: ttps://www.anfavea.com.br/docs/apresentacoes/Apresenta%C3%A7%C3%A3o_Inten%C3%A7%C3%A3o%20de%20Compra%202021_Anfavea.pdf

Sobre a Webmotors 

A Webmotors (www.webmotors.com.br) foi a primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e atualmente é o principal portal de negócios e de soluções para o segmento automotivo. Criada em 1995, no início da internet no Brasil, a empresa passou a ter o Grupo Santander Brasil como seu principal controlador a partir 2002 e, em abril de 2013, celebrou a chegada da Carsales (empresa australiana de tecnologia, especializada no segmento automotivo), que adquiriu 30% do capital acionário da Webmotors e contribuiu ainda mais para a aceleração do crescimento da companhia nos últimos anos. 

Por mês, a Webmotors conta com mais de 32 milhões de visitas, são gerados 1,7 milhão de leads e 140 milhões de pesquisas por veículos no site. Em 2018, juntamente com o Santander Financiamentos, lançou o Cockpit, uma plataforma que permite serviços de vendas de automóveis, seguros e serviços de concessionários, criando um domínio do ecossistema automotivo com produtos de alta tecnologia.

ANFAVEA e Webmotors

Sobre a Anfavea

Fundada em 15 de maio de 1956, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – ANFAVEA é a entidade que reúne as empresas fabricantes de autoveículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus), máquinas agrícolas e rodoviárias autopropulsadas (tratores de rodas e de esteiras, colheitadeiras e retroescavadeiras) com instalações industriais e produção no Brasil. Atualmente, ela representa 26 associadas, com 65 fábricas em 10 estados do País.

Fonte: Assessoria de Comunicação ANFAVEA

Categories:

Comments are closed