fbpx

Medidas simples podem proteger peças que vão além do sistema de arrefecimento do veículo, como motor e bomba d’água

“Quer dar uma olhada na água e no óleo?” Provavelmente em algum momento que você parou para abastecer o carro, ouviu essa pergunta tão comum, feita pelo frentista. Afinal, não há problema nenhum quanto a isso, inclusive, deve-se mesmo fazer essa pequena revisão, no mínimo, a cada duas semanas. Entretanto, o que muitos não sabem é que ao olhar o nível desses dois itens, não é indicado completar a “água” do radiador diretamente como ela vem das torneiras.

Peça-chave do sistema de arrefecimento do veículo, responsável por manter a temperatura ideal de trabalho do motor, o radiador dos carros modernos e boa parte dos demais itens que compõe a mecânica são de alumínio. Por conta disso, não se deve colocar somente água e muito menos da forma que ela vem da torneira, tratada com cloro, no reservatório do radiador. Com o passar do tempo, a presença do elemento químico e outros minerais acabam corroendo as peças metálicas, dificultam o trabalho da bomba d’água e podem, até mesmo, fundir o motor.

A manutenção básica a ser feita, embora diferente do que muitos pensam, é simples. Ao checar o nível do líquido de arrefecimento, caso ele tenha baixado, é preciso completar com água desmineralizada e um aditivo específico para radiadores. Isso irá aumentar o ponto de ebulição da água, permitindo que ela resfrie o sistema – antes mesmo de evaporar – e evite o superaquecimento do motor.

Nesse sentido, a Proauto – líder em produtos de higiene para carros – oferece ao mercado o Prorad, um aditivo orgânico que atua em motores Flex e GNV. Ele previne o superaquecimento, atua como anticorrosivo, remove crostas e, ainda, lubrifica a bomba d’água. Por ser orgânico, o Prorad é biodegradável e não oferece riscos de poluição ao meio ambiente. Por não conter silicatos e fosfatos, sua durabilidade é também maior.

O produto está disponível em grandes redes de supermercados em todo o Brasil, com o preço sugerido ao consumidor a partir de R$ 17,90 .

Por se tratar de um sistema fechado, dificilmente o nível do líquido do radiador apresentará grandes baixas. É preciso observar frequentemente e caso isso venha a acontecer, o ideal é levar o veículo a um mecânico de confiança para que ele faça uma revisão completa. De acordo com as instruções do profissional e as orientações presentes no manual do usuário, é possível seguir a proporção de fluídos correta, entre a água desmineralizada e o aditivo.

Para mais informações, acesse o site.

sistema de arrefecimento

Sobre a Proauto
A Proauto faz parte do Grupo Trading Care, um pool de marcas que respira inovação para levar praticidade e bem-estar aos seus consumidores através de produtos eficientes e com alta tecnologia atrelados à alta qualidade. Presente no mercado há 45 anos, a Proauto ocupa o 1º lugar no ranking nacional de vendas em nível nacional pelo 9º ano consecutivo, segundo pesquisas Nielsen. Portfólio especializado e completo para a higienização de automóveis, entre lava autos, ceras e polidores, silicones, odorizantes e higiene interna.

Categories:

Comments are closed