fbpx

Harley-Davidson do Brasil – Além de realizar limpezas e inspeções periódicas na moto, aprenda como utilizar um dispositivo de GPS para trajetos mais longos

Fazer manutenção regular e não negligenciar os cuidados preventivos de sua motocicleta Harley-Davidson são ações cruciais. E a limpeza é parte essencial disso. Na realidade, costuma-se dizer que uma motocicleta limpa funciona melhor.

Existe um tanto de verdade nesta consagrada premissa. Por um lado, alavancas manuais e discos de freio, quando limpos sistematicamente, têm seu desempenho aprimorado e vida útil prolongada.

O mais importante, no entanto, é que lavar sua motocicleta configura-se como uma oportunidade de realização de inspeções T-CLOCS.

T-CLOCS é a sigla utilizada pela Motorcycle Safety Foundation® para orientar os motociclistas a promoverem uma vistoria adequada de suas motocicletas previamente às viagens. É uma das atitudes mais importantes que você pode tomar para reduzir o risco ao pilotar e que vale a pena fazer parte de sua rotina durante o processo de limpeza.

FUNDAMENTOS DE UMA INSPEÇÃO T-CLOCS:

PNEUS E RODAS: Profundidade da banda de rodagem, desgaste, objetos embutidos, condição de freio, raios soltos etc.
CONTROLES: Guidão, alavancas, pedais, cabos, mangueiras, acelerador etc.
LUZES E ELETRÔNICOS: Bateria, farol dianteiro, lâmpadas de freio/traseiras, piscas, lentes, fiação etc.
ÓLEO E OUTROS FLUIDOS: Níveis, vazamentos, vedações defeituosas etc.
CHASSI: Quadro, suspensão, correia etc.
CAVALETES: Rachaduras, dobras, tensão da mola

Ao lavar sua motocicleta, é possível inspecionar peças que, talvez, você não acesse tão frequentemente. Fica fácil ver se algo está solto, como uma alavanca de câmbio ou uma pedaleira. Ao limpar as partes cromadas, é possível perceber se o isolador térmico está danificado. Lavar os pneus e as rodas é um ótimo momento para detectar um raio solto, desgaste excessivo do pneu ou uma tampa de válvula perdida.

Estes são apenas alguns exemplos de como a limpeza pode não somente impactar o desempenho da motocicleta, mas também prolongar a vida útil – e, potencialmente, a sua própria vida.

Ao seguir a lista T-CLOCS, fica fácil lembrar o que deve ser verificado. E isso leva apenas alguns minutos. A conclusão é: se você pode ver ou sentir durante a lavagem, é melhor inspecionar. Para comprar produtos de limpeza de qualidade, projetados especificamente para sua motocicleta H-D, visite a concessionária Harley-Davidson mais próxima.

Para muitos de nós, o GPS é parte essencial do kit de ferramentas de qualquer viagem. Aqui estão algumas dicas sobre como obter o máximo do seu sistema:

  1. Fale comigo

Para uma experiência com as mãos livres, use o microfone do fone de ouvido para informar seu destino, por meio do comando de voz nos sistemas de navegação Harley-Davidson® Boom!™ Box. 

  1. No dispositivo

Planeje sua rota online (https://maps.harley-davidson.com/?source_cd=Vanity_rideplanner ), exporte-a como arquivo GPX para um dispositivo USB e faça o upload para o seu sistema de navegação Boom! Box utilizando a interface USB da motocicleta.

  1. Siga a rota

Para garantir que o GPS da motocicleta siga a rota traçada no Ride Planner, crie e salve as viagens de cada dia individualmente, com o maior número possível de pontos de passagem. Nomeie as rotas e faça o upload de cada uma separadamente para o navegador Boom! Box.

  1. Na mosca

Em alguns sistemas GPS, como o Garmin zumo®, é possível salvar uma rota após tê-la percorrido. Em “Configurações”, acesse os “Dados do Usuário” e selecione a opção “Gerenciar Registro de Viagem”. Em seguida, pressione “Salvar como Rota”. Suas viagens recentes serão exibidas; pressione a que deseja salvar e a nomeie em “Editar”. Em sua próxima viagem, acesse “Para Onde” e “Rotas” para encontrar sua rota salva.

  1. Pense nisso

Apesar da máxima “O cliente tem sempre razão”, com o GPS esse nem sempre é o caso. Às vezes, você sabe mais do que o computador. Não se distraia e lembre-se de que a viagem deve ser relaxante: às vezes, é melhor desligar o dispositivo e, simplesmente, seguir seu coração!

As motocicletas da Harley-Davidson do Brasil estarão disponíveis para um exclusivo Test Ride a partir de abril em toda a rede de concessionárias autorizadas da marca no País, de acordo com a disponibilidade dos modelos na rede e seguindo as recomendações dos governos estaduais e municipais em relação aos cuidados com a saúde. Para registrar seu interesse, acesse o site https://testrides.harley-davidson.com/pt_BR e inscreva-se. Encontre a loja Harley-Davidson mais próxima em https://www.harley-davidson.com/br/pt/tools/find-a-dealer.html. Confira as ofertas do mês em https://www.harley-davidson.com/br/pt/tools/offers.html.

Harley-Davidson do Brasil

Fonte: Harley-Davidson do Brasil Grupo Printer Comunicação

Tags:

Comments are closed