fbpx

No mês da conscientização sobre a segurança no trânsito, Izaíra Corrêa, head de Cidades da Kovi, maior startup de locação de veículos para condutores de app, separou cinco dicas para que os motoristas possam praticar uma direção mais segura. A startup também desenvolveu uma tecnologia própria de alertas e avaliações de condutores pensando no impacto da sua frota na segurança das cidades onde atua. Confira as dicas:

Startup de locação de veículos para motoristas de aplicativo orienta sobre a importância de um trânsito mais consciente

1- Prestar sempre atenção à sinalização local: As sinalizações nas estradas servem como um alerta para os condutores evitarem acidentes e se localizarem. Além de colocar em risco a vida do condutor, passageiros e terceiros, desobedecer às sinalizações pode gerar multas e pontos na carteira de motorista.

2- Cuidado na ultrapassagem de veículos: Segundo o Datatran, banco de dados da Polícia Rodoviária Federal, dos 1,5 milhão de acidentes em rodovias federais que aconteceram na última década, 31% das mortes foram ocasionadas por colisões frontais. Por isso, redobrar a atenção na hora das ultrapassagens é essencial.

3- Manter uma distância mínima em relação a outros veículos: O ideal é que a cada 20 km/h de velocidade, o motorista deve sempre se manter a distância de um veículo do outro. Ou seja, se o veículo estiver a 80km/h a distância entre o próximo carro deve ser de, no mínimo, quatro carros.

4- Respeitar os limites de velocidade: Pesquisas apontam a velocidade como a principal causa de mortes no trânsito no mundo todo. Nos últimos 20 anos, o aumento de velocidade causou cerca de 33 mil mortes, de acordo com estudos realizados pelo órgão norte-americano Insurance Institute for Highway Safety. Para evitar ainda mais mortes no trânsito, respeite os limites de velocidade indicados nas vias.

5- Regular todos os equipamentos do veículo, como retrovisores, setas, assentos: A expressão dirija por você e pelos outros é bem conhecida no trânsito e não é atoa. Regular os equipamentos faz com que a atenção do condutor fique ainda mais aguçada e que ele possa prestar atenção em toda movimentação em volta dele, podendo evitar acidentes causados pela imprudência de terceiros.

“Dirigir de forma segura promove a redução substancial de riscos de acidentes. Afinal o maior benefício de seguir essas práticas é evitar gravidades para o motorista e terceiros que possam ser envolvidos neste sinistros, evitando mortes e sequelas físicas. Além disso, também é possível gerar uma economia de combustível, preservação de pneus e outros itens de desgaste e ainda manter o veículo em bom estado geral, impactando positivamente no preço de mercado para o modelo”, declara Izaíra Correa, head de Cidades da Kovi. 

Uma das práticas mais defendidas quando se trata da segurança no trânsito é a direção defensiva. Segundo a executiva, esse tipo de prática representa a melhor opção para os motoristas terem uma direção segura, tratando-se de um  conjunto de procedimentos  criados para evitar acidentes de trânsito, reduzindo os riscos e preservando a vida, além  de suas consequências para o trânsito caótico dos grandes centros urbanos.  

A direção defensiva é aplicada considerando-se que a maioria das infrações de trânsito é causada por falhas humanas, imprudência, imperícia e deve ser praticada por todos, independente da forma com que outros motoristas estão dirigindo nas ruas, avenidas e estradas, evitando as reações tão comuns no dia-a-dia das cidades.

Kovi Direção Segura

Com o objetivo de minimizar tanto os riscos quanto possibilitar que as estatísticas sobre acidentes de trânsito sejam mais otimistas, a Kovi desenvolveu uma tecnologia própria de alertas e avaliações de condutores. Além de um upgrade em seu software de rastreamento, o “Kovi Direção Segura”  gera uma Nota de Direção, ou seja, uma modelagem de prevenção de acidentes baseada em comportamento de direção, o que possibilita feedbacks mais rápidos aos motoristas. Com o auxílio de Inteligência Artificial e Machine Learning, o sistema de segurança inserido nos carros da frota usa dados coletados para prever comportamentos de risco que possam causar acidentes.

Kovi

Sobre a Kovi

Fundada em 2018 por dois ex-executivos da 99, Adhemar Milani Neto e João Costa, a Kovi é uma startup disruptiva que, de forma colaborativa com montadoras e locadoras, proporciona a locação de carros a motoristas de aplicativo de uma maneira simples, barata e com uma excelente experiência. Uma das startups que mais cresceu em 2019 no país, a Kovi busca revolucionar a indústria ao facilitar a vida do motorista e das locadoras, desburocratizando os processos e garantindo segurança para os dois lados. Em Setembro de 2020, ficou posicionada entre as 5 melhores empresas de satisfação do cliente, na categoria Rent a Car, segundo pesquisa do Instituto MESC. Em 2021 foi reconhecida pela Tracxn no “Soonicorn Club Awards 2021, prêmio do México de startups.  www.kovi.com.br 

Categories:

Comments are closed