Os proprietários de picapes de porte médio sorriem à toa no Brasil. Talvez não haja qualquer outro segmento com um comportamento tão virtuoso. A partir um levantamento exclusivo da Mobiauto, start-up do segmento automotivo que mais cresceu em 2020, transformando-se em um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, que levou em consideração as cotações de 56 modelos e versões 2020 de picapes vendidas no Brasil, somente uma única versão perdeu cotação. Ou seja: 55 modelos valem mais hoje do que em janeiro do ano passado.
- Modelos seminovos 2020 valorizaram 18,2% em média no período de janeiro de 2020 a maio de 2021;
- Segmento de extrema procura no mercado de usados, 55 picapes tiveram alta nos preços nos últimos 16 meses. Apenas um modelo perdeu valor;
- Das dez mais valorizadas, oito são movidas a diesel (duas flex); a grande campeã de valorização é a Ford Ranger XLS 2.2 Turbodiesel 4×4 AT Cab. Dupla;
- Do lado de baixo do ranking, as dez mais desvalorizadas apontam seis versões a diesel e quatro flex. A pior performance de todo o segmento foi da Fiat Toro Volcano 2.4 16V Flex.
A média de valorização também é significativa: 18,2%. Acima desse patamar, inclusive, a Toyota foi a montadora que mais se deu bem. Das 29 picapes que ganharam preço acima dessa média, a Hilux contou com praticamente metade das “campeãs”: 14 versões. Mas foi a Ford Ranger XLS 2.2 Turbodiesel 4×4 AT Cab.Dupla a grande vencedora de valorização: 32,8%. Ela podia ser comprada por R$ 125,3 mil em janeiro de 2020. A mesma picape vale hoje R$ 166,4 mil.
“As picapes compõem um capítulo à parte em nosso mercado. Além da clientela muito fiel, tanto no campo como nas cidades, elas ainda têm a fama da durabilidade, principalmente quando equipadas com motores a diesel. Na prática, elas não desvalorizam. Ao contrário: você usa por quase um ano e meio e ela passa a valer mais do que antes”, informa o especialista automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto, destacando, dentre as mais valorizadas, as múltiplas versões de Toyota Hilux e Ford Ranger como os grandes destaques.
Ao analisar o “top ten”, o executivo da start-up defende que, apesar da ótima performance dos modelos da Toyota e da Ford, os resultados mostram que o segmento como um todo é bastante apreciado pelos consumidores. “Das 29 versões valorizadas acima da média, você encontra exemplares também de VW Amarok, Chevrolet S10, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Fiat Toro, ou seja, praticamente todas! Isso quer dizer que é a categoria de picapes em geral que possui ótima performance no mercado”, explica.
Abaixo, você confere as listas das 10 melhores picapes em valorização nos últimos 14 meses.
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Do lado de baixo do ranking, as menos valorizadas compõem um cenário bastante diferente, em que a Fiat Toro rouba a cena. Das dez piores, as versões da picape produzida em Goiana, PE, desdobram-se em sete. De acordo com Castro Jr., a aceitação da Toro no mercado de usados é inquestionável, visto que sempre se posiciona entre as mais vendidas do segmento como zero km. “Essa condição é sazonal. Com a chegada da versão reestilizada, poucas semanas atrás, os modelos 2020 estacionaram momentaneamente suas cotações, uma vez que é praxe no mercado evitar a aquisição de um modelo em seu último ano de ‘carroceria antiga’. Mas isso é circunstancial. Creio que ela retorne rapidamente às boas médias”, destaca.
Outro ponto mencionado por Sant Clair Castro Jr. diz respeito à fila de espera da versão zero km. “A Fiat está conseguindo manter um nível de produção mais alto de Toro, ou seja, tem mais unidades zero km abastecendo o mercado, então não puxa tanto assim as cotações de usados”, complementa.
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(Em anexo, segue a lista completa do comportamento de mercado das 56 modelos e versões de picapes.)
e-Pincigher Comunicação Corporativa
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