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Viscosidade é uma das principais características a ser considerada pelo proprietário do veículo

O momento da troca do óleo lubrificante do carro ainda é motivo de dúvidas para muitos donos de automóveis. Após o término do período de garantia do veículo, é comum o proprietário realizar a substituição do lubrificante em auto center, super trocas de óleos, Postos de Serviços ou oficinas mecânicas. Nesse momento, é comum surgirem questionamentos sobre qual lubrificante é o mais adequado.

Delton Stabelini, consultor técnico da ICONIC, destaca que entre as diversas características a serem consideradas no momento da escolha do óleo lubrificante, uma das principais é a viscosidade do produto. O especialista explica que ela representa a espessura da película que o óleo apresenta sob determinada temperatura. Nesse sentido os mais viscosos são mais grossos, enquanto os menos viscosos são mais finos e fluidos. ” O produto tem que ser viscoso o suficiente para criar uma película protetora entre as partes do motor, mas não pode ser tão grosso a ponto de oferecer muita resistência ao movimento e ocupar as folgas de projeto do motor“, detalha Delton.

Os óleos lubrificantes mais viscosos exigem mais força para serem bombeados e fluem mais lentamente pelo motor. Já os menos viscosos circulam com mais facilidade, permitindo uma lubrificação mais rápida alcançando pontos mais distantes do cárter. Essa fluidez faz com que nenhuma peça se desgaste mais do que outra, diminuindo a necessidade de pequenas manutenções.

Como identificar a viscosidade do lubrificante
Não é necessário abrir a embalagem do óleo para saber se ele possui maior ou menor viscosidade. SAE 5W-30, 10W-30, 15W-40 são numerações encontradas na embalagem dos óleos lubrificantes e indicam a viscosidade de cada produto.

A SAE é a sigla da organização americana Society of Automotive Engineers ou Sociedade dos Engenheiros Automotivos. A instituição SAE criou a classificação para padronizar e classificar o grau de viscosidade dos óleos lubrificantes.

Quanto maior for a numeração na embalagem, maior a viscosidade do óleo. Vamos comparar os óleos SAE 5W-30 e 10W-30 para facilitar o entendimento. O óleo SAE 5W é mais fluido que o SAE 10W sob temperatura ambiente. Entretanto, ambos apresentam a mesma viscosidade – SAE 30 – quando o motor está quente“, exemplifica Delton.

Multiviscosidade
O constante investimento em tecnologia, levou ao desenvolvimento de lubrificantes que promovem o aumento da vida útil do motor, reduzindo o desgaste e a formação de borra e aumentando o seu período de troca. São os lubrificantes multiviscosos, capazes de manter a excelência em lubrificação, ou seja, a viscosidade ideal dos lubrificantes na fase fria e na fase quente dos motores. Os lubrificantes multiviscosos possuem a viscosidade mais fina tanto na partida a frio do veículo como mais grosso quando o motor atinge a temperatura operacional (quente), reduzindo o desgaste e a troca de componentes prematuros.

Em um óleo 5W-30, por exemplo, o SAE 5W representa o grau de viscosidade do produto quando o motor está em temperatura ambiente, fase fria. Nessa situação, ele se comporta como um óleo mais fino e fluido, o que é excelente para a lubrificação dos componentes mais distantes do cárter. Esse mesmo óleo apresenta na fase quente do motor uma viscosidade de grau SAE 30 – mais viscoso e isso é ótimo porque um óleo muito mais fino romperia a película muito rápido devido à alta temperatura e não conseguiria lubrificar as peças plenamente“, detalha Delton.

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Como escolher o óleo com a viscosidade ideal para o carro
Para o consultor técnico da ICONIC, a orientação é seguir o Manual do Proprietário do veículo. Cada carro fabricado é testado diversas vezes até que se encontre o óleo lubrificante com o melhor custo-benefício para o rendimento do respectivo motor. Logo, escolher o óleo recomendado é a melhor maneira de extrair todo o potencial do motor do carro.

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