fbpx
O sistema de iluminação dos veículos é de extrema importância para uma condução segura

O sistema de iluminação dos veículos é de extrema importância para uma condução segura. Por isso, utilizar lâmpadas e componentes que atendam às normas e legislações vigentes é fundamental. Comprometida com a qualidade dos seus produtos, a Marelli Cofap Aftermarket disponibiliza para o mercado de reposição lâmpadas automotivas que possuem o mesmo padrão dos equipamentos originais e com certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Produtos certificados proporcionam tranquilidade e segurança para usuários e reparadores, uma vez que atendem especificações que garantem o desempenho do produto. Recentemente, o IPEM – Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo –, autarquia do Governo, vinculada à Secretaria da Justiça e órgão delegado do Inmetro, realizou uma operação com o objetivo de fiscalizar o mercado de reposição de lâmpadas automotivas, encontrando diversos produtos em desacordo com os parâmetros de qualidade exigidos pela normatização e regulamentação do Inmetro. A fiscalização coletou, no estado de São Paulo, lâmpadas de 20 marcas, entre 2019 e 2020, em fabricantes, distribuidores e varejistas, nas cidades de Cotia, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Paulo. A coleta do material foi realizada independentemente de denúncia ou suspeita sobre a qualidade dos produtos, nos modelos H4 e H7, as mais comuns nos automóveis.

Foram coletadas amostras de 20 marcas, entre as quais Magneti Marelli, que foram encaminhadas para laboratório acreditado junto ao Inmetro, para a realização ensaios conforme os requisitos da Portaria Inmetro 301/2011, que aprova os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Componentes Automotivos, e das normas NBR IEC 60809-1997 – Lâmpadas de filamento para veículos automotivos – Requisitos dimensionais, elétricos e luminosos e IEC 60809-2017 (Lamps for road vehicles – Dimensional, electrical and luminous requirements).

Foram realizados ensaios Dimensional, Elétrico e Fotométrico, com o objetivo de determinar a aderência das dimensões de bulbo e base, do consumo de energia elétrica e da fotometria aos parâmetros estabelecidos pela regulamentação.

O não cumprimento das especificações e parâmetros estabelecidos interferem no desempenho e na confiabilidade dos produtos, comprometendo a eficiência luminosa das lâmpadas e a segurança, já que, se tratando de componente elétrico, projetos mal dimensionados podem danificar o circuito elétrico do veículo e até causar incêndios.

As lâmpadas H4 e H7 da Magneti Marelli, graças à tradição da marca, respeito aos parâmetros dos componentes genuínos e ao mercado de reposição, foram aprovadas em todos os testes, superando outras marcas conhecidas. Os resultados dos testes realizados podem ser conhecidos em:

https://www.ipem.sp.gov.br/images/07imprensa/ipem_na_midia/ipem_na_midia_2021/OpFoco_tabelascompletas.pdf

Colabora o fato de que as lâmpadas Magneti Marelli comercializadas no Brasil são as mesmas vendidas na Europa com padrão de qualidade da marca que é líder mundial em componentes para iluminação. Entre os diferenciais tecnológicos das lâmpadas Magneti Marelli estão o tempo de resposta mais rápido, a geometria e luminosidade perfeitas e a alta resistência à vibração, características que garantem a segurança e a durabilidade do produto.

As lâmpadas halógenas comercializadas no aftermarket são produzidas com tecnologia de última geração: com bulbos revestidos em material que bloqueia os raios ultravioletas, evitando o amarelamento das lentes dos faróis dos veículos, produzidas em policarbonato. Elas também são livres de chumbo, componente agressivo ao meio ambiente, e atendem às normas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

De acordo com os técnicos da Marelli Cofap, o consumidor deve ficar atento ao realizar a troca das lâmpadas. Uma resolução do Contran que entrou em vigor neste ano não permite a substituição de lâmpadas por tecnologias diferentes das originais. Ou seja, se o seu carro possui lâmpadas halógenas, a troca deve ser feita por peças do mesmo tipo. Não é permitida a substituição pode lâmpadas de LED, por exemplo. Também deve ser respeitada a voltagem e a potência indicada no manual do proprietário do veículo.

Na substituição, outro alerta é em relação ao manuseio das lâmpadas, já que sujeiras ou marcas de dedo podem prejudicar o desempenho do produto.

qualidade das lâmpadas automotivas

Portfólio completo

Com cobertura de 90% da frota nacional, o catálogo de lâmpadas da Magneti Marelli possui 88 códigos de produtos que atendem veículos leves, pesados, agrícolas e motocicletas, com excelente relação custo-benefício. O catálogo é composto por lâmpadas para aplicação em todos os componentes de iluminação dos veículos, desde os faróis (alto, baixo e longo alcance), até luzes de posição, freio, pisca-pisca, ré e luzes de cabine.

Mais informações sobre os produtos Cofap e Magneti Marelli podem ser encontradas em www.mmcofap.com.br.

Comments are closed