Fio de poliéster obtido a partir da reciclagem de garrafas PET atende aos altos requisitos mecânicos do pneu
A Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, empregará poliéster reprocessado obtido a partir de garrafas plásticas recicladas em sua produção de pneus a partir de 2022, inicialmente no mercado europeu. Não há ainda uma previsão para a incorporação desse material aos pneus produzidos na fábrica da Continental em Camaçari, na Bahia.
Os novos fios sustentáveis de poliéster serão obtidos de garrafas de polietileno tereftalato (PET) por meio de um processo mecânico e empregados na construção da carcaça do pneu, podendo substituir completamente o poliéster convencional.
Juntamente com a OTIZ, seu parceiro de cooperação e especialista em fibras, a Continental desenvolveu uma tecnologia especial para reciclar garrafas PET sem etapas químicas intermediárias e de forma a tornar o fio de poliéster obtido funcional para os altos requisitos mecânicos do pneu.
Como parte do processo de reciclagem, as garrafas são primeiramente classificadas, têm suas tampas removidas e são higienizadas. Após a trituração mecânica, são derretidas e granuladas. Na sequência, passam por processos de polimerização de estado sólido e, na sequência, de fiação.
Testes laboratoriais realizados pela Continental mostraram que as fibras desta matéria-prima têm a mesma qualidade que o PET virgem, são estáveis e particularmente adequadas para uso na produção de pneus devido à sua força de ruptura, resistência e estabilidade térmica.
“Já em 2022, poderemos utilizar o poliéster obtido a partir de garrafas PET recicladas na produção de pneus. Em nosso processo inovador, as fibras são interligadas sem a necessidade de decompor os componentes do material anterior. Com o uso de fios de poliéster reciclados estamos dando mais um importante passo na direção da economia circular entre produtos”, explica o Dr. Andreas Topp, responsável pelo desenvolvimento de materiais, desenvolvimento de processos e industrialização na área de negócios de Pneus da Continental Alemanha.
O PET convencional tem sido considerado como como material alternativo na produção de pneus de passeio porque mantém sua forma mesmo sob altas cargas e temperaturas e, assim, garante segurança em todas as velocidades de condução. O uso de PET reciclado colabora também para a preservação de recursos valiosos: hoje, um pneu convencional de passeio emprega cerca de 400 gramas de fios de poliéster. Isso significa que mais de 60 garrafas PET recicladas podem ser utilizadas para compor um conjunto completo de pneus de um veículo no futuro.
A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, tráfego e transporte. A Continental gerou vendas preliminares de € 37,7 bilhões em 2020 e atualmente emprega mais de 235.000 pessoas em 58 países e mercados. Em 2021, a empresa comemora 150 anos.
A Área de Negócios de Pneus possui 24 unidades de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A Continental é um dos principais fabricantes de pneus, com mais de 56.000 colaboradores, e essa ára de negócio registrou vendas preliminares de € 10,2 bilhões em 2020. A Continental está entre os líderes em tecnologia na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos para carros de passeio, veículos comerciais e especiais, bem como para duas rodas. Por meio de investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento, a Continental faz uma importante contribuição para uma mobilidade segura, econômica e ecologicamente eficiente. O portfólio da área de negócios de Pneus inclui serviços para o comércio de pneus e para aplicações em frotas, bem como sistemas de gerenciamento digital para pneus.
Comments are closed